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Tipo: Dissertação
Título: ETNOMATEMÁTICA E DOCÊNCIA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NUMA ESCOLA EM UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA
Autor(es): ODÉCIO JUNIOR BATISTA MARTINS
Primeiro orientador: Thiago Donda Rodrigues
Resumo: Nesta pesquisa temos como objetivo principal analisar as possibilidades de atuação dos professores de Matemática numa escola quilombola e as possíveis formas de relacionar a disciplina com o contexto sociocultural dos seus alunos. O trabalho foi realizado com três professores da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na zona rural de Jaraguari, numa comunidade remanescente quilombola sul-mato-grossense, mas que não oferta a Educação Escolar Quilombola. Como referencial teórico, propomos a Etnomatemática, que tem em sua essência o estudo das manifestações culturais de indivíduos e grupos, conhecer e fazer ecoar seus saberes - dentre eles as formas de matematizar - e também investigar como estes constroem seus conhecimentos. Esta foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores de Matemática que atuam/atuaram na escola. Para análise dos dados foi utilizada a Análise Temática de Braun e Clarke (2006), os temas são selecionados a partir da leitura dos dados produzidos e a avaliação das potencialidades que cada um deles têm para produzir um entendimento sobre o objeto de pesquisa. Por meio das análises realizadas, conseguimos discutir sobre temas que interferem nas atuações dos professores que atuam em uma escola quilombola, como a formação inicial e continuada, o material didático, a inserção da cultura dos alunos nas aulas de Matemática e as diferenças entre uma escola quilombola e as outras escolas. Palavras-Chaves: Educação Matemática, Etnomatemática, Educação do Campo, Escola Quilombola, Atuação Docente.
Abstract: In this research, our main objective is to analyze the possibilities for Mathematics teachers to work in a quilombola school and the possible ways of relating the subject to the sociocultural context of their students. The work was carried out with three teachers from the Zumbi dos Palmares State School, located in the rural area of ​​Jaraguari, in a remaining quilombola community in Mato Grosso do Sul, but which does not offer Quilombola School Education. As a theoretical framework, we propose Ethnomathematics, which has in its essence the study of the cultural manifestations of individuals and groups, knowing and echoing their knowledge - among them the ways of mathematizing - and also investigating how they construct their knowledge. This was a qualitative research approach, the data was produced through semi-structured interviews with Mathematics teachers who work/worked at the school. Braun and Clarke's Thematic Analysis (2006) was used to analyze the data. The themes are selected based on reading the data produced and evaluating the potential that each of them has to produce an understanding of the research object. Through the analysis carried out, we were able to discuss topics that interfere in the actions of teachers who work in a quilombola school, such as initial and continuing training, teaching material, the inclusion of students' culture in Mathematics classes and the differences between a school quilombola and other schools. Keywords: Mathematics Education, Ethnomathematics, Rural Education, Quilombola School, Teaching.
Palavras-chave: Educação Matemática
Etnomatemática
Educação do Campo
Quilombolas.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8764
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



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