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Tipo: Tese
Título: (Des)Encontros na educação matemática escolar: a EJAI a partir das exterioridades coloniais
Autor(es): Endrika Leal Soares
Primeiro orientador: Luzia Aparecida de Souza
Resumo: Nesta tese, nos propomos a problematizar processos de alfabetização de alunos da modalidade de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Em meio à pandemia de Covid-19, acompanhamos as aulas que aconteceram de forma remota e, posteriormente, presenciais, e trabalhamos com a produção de narrativas com quatro alunas da turma na qual a pesquisa foi realizada. A criação de narrativas a partir de situações de entrevista foi realizada a partir da metodologia da História Oral. Optamos por pensar esta pesquisa a partir de uma perspectiva decolonial, enquanto movimentos que nos ajudam nas discussões a respeito de uma matriz colonial de poder operante no mundo, e tem se mostrado potente para problematizar o contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas junto às ideias de Paulo Freire, com quem também temos dialogado. Diante disso, nos colocamos em um movimento de pensar sobre as exterioridades produzidas em uma sociedade colonial e as (im)possibilidades de desobediência nessas exterioridades, e como isso atravessa uma turma de alfabetização pela Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Esse movimento sinaliza fatores de importante compreensão como o silenciamento de experiências individuais e coletivas pela educação escolar, que opera a serviço de uma sociedade moderna/colonial na formação da mentalidade do excluído, bem como a desobediência das alunas à lógica escolar e aos discursos hegemônicos, afirmando outras possibilidades de existir no mundo, com a escola e a matemática.
Abstract: In this thesis, we aim to problematize the literacy processes of students enrolled in the Education for Young, Adult, and Elderly People modality in a school in the Municipal Education Network of Campo Grande/MS. Amidst the Covid-19 pandemic, we followed classes that took place remotely and later, in person. We worked with the production of narratives involving four students from the class where the research was conducted. The creation of narratives from interview situations was carried out using Oral History methodology. We chose to conceptualize this research from a decolonial perspective, viewing it as movements that assist us in discussions regarding a colonial power matrix operating in the world. This perspective has proven powerful in problematizing the context of Education for Young, Adult, and Elderly People alongside the ideas of Paulo Freire, with whom we have also engaged in dialogue. Consequently, we engage in a process of reflection on the externalities produced in a colonial society and the (im)possibilities of disobedience within these externalities, and how this permeates a literacy class within Education for Young, Adult, and Elderly People. This reflection highlights factors of significant understanding, such as the silencing of individual and collective experiences by the educational system, which operates in service to a modern/colonial society in shaping the mindset of the marginalized. Additionally, it underscores the disobedience of the students towards the school's logic and hegemonic discourses, affirming alternative possibilities of existence in the world, within the realm of both school and mathematics.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Decolonialidade
Paulo Freire.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8719
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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