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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E INFÂNCIAS: ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NO MUSEU DAS COISAS BANAIS
Autor(es): NELSON BARROS DA SILVA JUNIOR
Primeiro orientador: Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
Resumo: O presente estudo está situado na área de concentração da educação na linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades. O objetivo desta dissertação é estabelecer a relação entre memória, história e educação por meio dos objetos que remetem às infâncias, a partir da exposição Objetos que aproximam dentro de casa, que pertence ao Museu Virtual das Coisas Banais (MCB), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Algumas questões fundamentais norteiam o estudo: como os objetos remetentes às infâncias estão inseridos no museu? Como se dá a relação entre memória, objetos e narrativa? Para compreendê-lo, analiso como os objetos fundamentam a memória dos sujeitos, tendo em vista que os objetos são mediadores das relações humanas, das trajetórias das infâncias, das brincadeiras e dos brinquedos. Esses objetos, em seu turno, também são carregados de narrativas biográficas, que representam alguns acontecimentos históricos. No plano teórico, opero sob a perspectiva da museologia do afeto (Chagas, 2009), isso porque amplia e integra recortes tomando como referência o conceito de rizoma estabelecido por Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995). Ainda no plano teórico, atuo sob concepções interdisciplinares e transdisciplinares, concentrado nas áreas da Educação, Memória Social, História e Museologia, que, por sua vez, alargam o campo de investigação em relação aos objetos e às narrativas temáticas. No que se refere ao corpo metodológico, as técnicas de pesquisa devem ser adequadas ao objeto de estudo (Bosi, 1993) portanto, opto por uma investigação predominantemente qualitativa, que estabelece a narrativa temática como técnica de recolha e análise dos dados. Nesse sentido, estabeleço como objetivo analisar as interfaces entre memória, história e educação tomando bonecas e pelúcias como documentos de análise. Assim, a pesquisa aponta para a perspectiva da experiência em museus, considerando-o como lugar e meio de memória, que pode legar diferentes narrativas históricas sobre os bens culturais. Palavras
Abstract: This study is located in the area of concentration of education in the research line Education, Childhood and Diversities. The aim of this dissertation is to establish the relationship between memory, history and education through the objects that refer to childhood, from the exhibition Objects that approach inside the house, which belongs to the Virtual Museum of Banal Things (MCB), Federal University of Pelotas (UFPel). Some fundamental questions guide the study: how are the objects reminiscent of childhood inserted in the museum? What is the relationship between memory, objects and narrative? To understand it, I analyze how objects underpin the memory of subjects, considering that objects mediate human relationships, childhood trajectories, games and toys. These objects, in turn, are also loaded with biographical narratives, which represent some historical events. On the theoretical level, I operate from the perspective of the museology of affection (Chagas, 2009), because it expands and integrates clippings taking as a reference the concept of rhizome established by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1995). Still on the theoretical level, I work under interdisciplinary and transdisciplinary concepts, concentrating on the areas of Education, Social Memory, History and Museology, which, in turn, expand the field of research in relation to objects and thematic narratives. With regard to the methodological body, the research techniques should be appropriate to the object of study (Bosi, 1993), therefore, I opt for a predominantly qualitative research, which establishes the thematic narrative as a technique for data collection and analysis. In this sense, I aim to analyze the interfaces between memory, history and education, taking dolls and stuffed animals as analysis documents. Thus, the research points to the perspective of the museum experience, considering it as a place and a means of memory, which can bequeath different historical narratives about cultural goods.
Palavras-chave: Memória Social. Educação. Objetos. Infâncias. Museu Virtual.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8710
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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