Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/87
Tipo: Dissertação
Título: Programa Conexões de Saberes (SECAD/MEC): Implantação e implementação de uma política afirmativa no Campus do Pantanal/UFMS
Autor(es): Fabi, Solange Gattass
Abstract: A presente dissertação, parte da produção da Linha de Pesquisa “História, Políticas e Educação” do PPGEducação/UFMS, tem como objeto o Programa Conexões de Saberes: diálogos entre as universidades e as comunidades populares (PCS), que foi desenvolvido em Mato Grosso do Sul no município de Corumbá, no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(CPAN/UFMS), a partir do ano de 2005. O objetivo geral da dissertação é analisar o processo de implantação e de implementação do Programa Conexões de Saberes, com a finalidade de verificar as possibilidades de acesso e permanência na universidade dos jovens da classe trabalhadora, por meio de políticas afirmativas. A investigação parte de uma visão histórica do objeto e procura compreendê-lo em seu processo de gênese, desenvolvimento e transformação, tendo ainda como meta mostrar a relação entre o PCS e as necessidades da sociedade capitalista contemporânea. Usando essa abordagem, a pesquisa foi realizada por meio dos seguintes procedimentos: 1. Análise de fontes secundárias (artigos de periódicos, livros, dissertações e teses); 2. Análise de fontes primárias (publicações oficiais, material bibliográfico e documentos elaborados pelos participantes do Programa Conexões de Saberes); 3. Entrevistas semi-estruturadas com as coordenadoras do Programa e aplicação de um questionário aos bolsistas e voluntários da primeira turma do PCS. As informações obtidas sinalizam que a proposta de facilitar o acesso e garantir a permanência no ensino superior, presente no discurso oficial, não se materializa na implementação do PCS no CPAN/UFMS. O resultado desta pesquisa esclarece como o enfrentamento das desigualdades proposto nas ações afirmativas, por meio da educação, especialmente no ensino superior, encontra seu limite nas contradições de uma sociedade que se constitui mediante a afirmação dessas desigualdades.
This dissertation is part of the production conducted by the Research Line “History, Policies and Education”, PPGEd/UFMS. The object of the investigation is the Program called Conexões de Saberes: diálogos entre as universidades e as comunidades populares - PCS (Knowledge Connections: dialogues between universities and popular communities), which was implemented in 2005 in Campus do Pantanal, Federal University of Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS), in the city of Corumba. The main objective of the paper is to analyze the implantation and implementation process of the Program, in order to investigate the role of affirmative policies regarding the possibilities of the working class young people’s access to the university, as well as their permanence in higher education courses. The investigation is based on a historical approach of the object, which is studied in the process of genesis, development and transformation, by showing the relation between the PCS and the needs of the contemporary capitalist society. The following procedures were adopted: 1. Analysis of secondary sources (journals, books, dissertations and theses; 2. Analysis of primary sources (official publications, bibliographical material and documents written by the participants of the Program); 3. Semi-structured interviews with the PCS coordinators, and the application of a questionnaire to scholarship holders and volunteers from the first year of the Program. The information gathered indicates that the proposal to facilitate access and guarantee permanence in higher education courses, evident in the official speech, does not materialize as such in the implementation of the PCS in CPAN/UFMS. The result of the research elucidates how fighting inequalities in affirmative actions, by means of education, especially in higher education institutions, is limited by the contradictions of a society that is constituted by the affirmation of inequalities.
Palavras-chave: Ações Afirmativas
Democratização do Ensino
Ensino Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/87
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Solange.pdf583,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.