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Tipo: Dissertação
Título: Regionalismo Alimentar: identificação de grupos de consumidores que valorizam o prazer e as tradições alimentares
Autor(es): Pineyrua, Diego Gilberto Ferber
Primeiro orientador: Lima Filho, Dario de Oliveira
Abstract: O objetivo deste estudo foi identificar o comportamento alimentar típico do brasileiro, que valoriza a alimentação tradicional e prazerosa. O setor de alimentação rápida passa a caracterizar a modernidade, pois o ato de comer ganha funcionalidade e mobilidade, com isso a alimentação tradicional perde a sua identidade e valor. Para tentar parar o avanço dos alimentos industrializados, movimentos regionalistas são formados para proteger a cultura alimentar da sua região. Foram realizadas duas pesquisas, primeiramente uma análise quantitativa do banco de dados do Modelo de Consumo Alimentar Brasileiro, levantamento realizado nas cidades de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Recife (PE), identificando o perfil do cluster predominantemente hedônico. E uma análise qualitativa, com a realização de dois grupos focais, com participantes de grupos tradicionalistas. O resultado da pesquisa mostrou que o cluster denominado 'tradicionalistas hedônicos' é formado por moradores das cidades de São Paulo e Porto Alegre e para eles o mais importante na alimentação é o prazer. A preservação dos seus hábitos alimentares, da sua cultura alimentar e principalmente o prazer do consumo lento das comidas tradicionais junto com a família e amigos são os motivos que faz o consumidor participar de grupos regionalistas.
The objective of this study was to analyze the typical alimentary behavior of the Brazilian, who values the traditional and pleasant feeding. The sector of fast feeding starts to characterize modernity, therefore the act to eat gains functionality and mobility, with this the traditional feeding loses its identity and value. To try to stop the advance of industrialized foods, regionalistic movements are formed to protect the alimentary culture of its region. Two research had been carried through, first one analyzes quantitative of the data base of the Model of Brazilian Alimentary Consumption, survey carried through in the cities of Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Goiânia (GO) and Recife (PE), identifying the profile of predominantly hedonico cluster. E one analyzes qualitative, with the accomplishment of two focal groups, with participants of traditionalistic groups. The result of the research showed that called cluster 'hedônicos traditionalists' are formed by inhabitants of the cities of São Paulo and the most important Porto Alegre and for them in the feeding is the pleasure. The preservation of its alimentary habits, its alimentary culture and mainly the pleasure of the slow consumption of the traditional foods together with the family and friends is the reasons that the consumer makes to participate of regionalistic groups.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Alimentos Naturais
Consumo de Alimentos
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/867
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Agronegócios

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