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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A PERCEPÇÃO DO MEIO AMBIENTE POR MEIO DOS MAPAS MENTAIS
Autor(es): Tatyane Do Socorro Soares Brasil
Primeiro orientador: Maria Helena da Silva Andrade
Resumo: A Educação Ambiental resulta do compromisso social e do respeito a si mesmo, ao outro, à vida, assim como do sentimento de pertencimento ao planeta. A necessidade de novas práticas na produção agrícola se faz evidente para um combate eficaz da degradação ambiental, que compromete os recursos naturais. Teve-se como objetivo principal analisar a percepção dos estudantes sobre a relação entre o ser humano e o ambiente utilizando os mapas mentais a partir de um Sistema Agroflorestal utilizado como recurso didático. A pesquisa se deu através de mapas mentais, baseados em um Sistema Agroflorestal, os quais apresentavam registros de informações importantes, permitindo um fácil acesso quando necessário. Também foi discutida a relação entre sustentabilidade, educação ambiental e saber ambiental baseando-se no diálogo dos saberes. O trabalho foi subdividido em etapas, em que a primeira trata de uma discussão sobre a relação entre sustentabilidade, Educação Ambiental e saber ambiental diante do diálogo dos saberes. Como pesquisa qualitativa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de trabalhos teóricos nas discussões. No segundo momento, o objetivo foi o de analisar a percepção dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre ambiente, visando à prática de uma Educação Ambiental contextualizada, com o intuito da decodificação e interpretação de mapas mentais, usados como instrumento metodológico, seguindo a metodologia Kozel. Em outro momento, buscou-se alcançar o desenvolvimento de um pensamento crítico por meio de uma proposta pautada nos princípios da Educação Ambiental. Destaca-se, assim, a relevância acadêmica e social desta pesquisa para motivação no processo pedagógico e formação de cidadãos comprometidos com o ambiente. Ao final foi elaborada e apresentada uma proposta de sequência didática centrada na utilização de um Sistema Agroflorestal utilizado como recurso didático, aspirando a construção de um pensamento crítico e reflexivo na relação entre o estudante e o ambiente. Ao longo do trabalho foi discutida a importância da percepção ambiental através de mapas mentais na Educação Ambiental e sua associação com o Sistema Agroflorestal, revelando que os estudantes têm conhecimento prévio do meio ambiente, geralmente adquirido por experiências pessoais e, frequentemente, apresentam uma visão negativa da interferência humana no ambiente. As ações praticadas indicam a necessidade de uma educação ambiental contínua nas escolas voltada à formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade ambiental. É essencial que essas práticas educacionais considerem as concepções prévias dos estudantes, que muitas vezes limitam o entendimento do ambiente apenas como um aspecto natural. Essa análise dos mapas mentais revela a importância de integrar a educação ambiental ao ambiente cotidiano dos estudantes, promovendo uma educação mais autêntica e emancipadora. A pesquisa demonstra que a concepção do ambiente como um conjunto de interações físicas, químicas e biológicas, abrigando todas as formas de vida, precisa ser promovida para despertar um sentimento de pertencimento e valorizar a cultura e economia locais. Para contribuir com a transformação desejada, sugere-se a implementação de práticas educacionais contínuas e dialógicas nas escolas, práticas que discutam o impacto das ações humanas no meio ambiente, tanto negativa quanto positivamente, e promovam novos modelos de vida na sociedade. A utilização dos mapas mentais pode também orientar as metodologias de ensino e aprendizagem nas escolas, facilitando o desenvolvimento de estratégias educacionais que garantam uma aprendizagem significativa sobre a relação entre o ser humano e o ambiente. Palavras-chave: Sustentabilidade; Agrofloresta; Metodologia Kozel; Práticas Educacionais. 
Abstract: Environmental education is the result of social commitment and respect for oneself, others and life, as well as a sense of belonging to the planet. The need for new practices in agricultural production is evident in order to effectively combat environmental degradation, which compromises natural resources. The main objective was to analyze students' perception of the relationship between humans and the environment using mental maps from an Agroforestry System used as a teaching resource. The research was carried out through mental maps, based on an Agroforestry System, which presented records of important information, allowing easy access when necessary. The relationship between sustainability, environmental education and environmental knowledge was also discussed based on the dialogue of knowledge. The work was subdivided into stages, with the first dealing with a discussion of the relationship between sustainability, environmental education and environmental knowledge, based on the dialogue of knowledge. As qualitative research, bibliographical research of theoretical works was used in the discussions. In the second stage, the objective was to analyze the perception of 1st year high school students about the environment, with a view to practicing contextualized Environmental Education, with the aim of decoding and interpreting mind maps, used as a methodological tool, following the Kozel methodology. At another point, the aim was to develop critical thinking through a proposal based on the principles of Environmental Education. This highlights the academic and social relevance of this research for motivating the pedagogical process and training citizens who are committed to the environment. In the end, a proposal for a didactic sequence was drawn up and presented, centered on the use of an Agroforestry System used as a didactic resource, with the aim of building critical and reflective thinking in the relationship between the student and the environment. Throughout the work, the importance of environmental perception through mind maps in Environmental Education and its association with the Agroforestry System was discussed, revealing that students have prior knowledge of the environment, generally acquired through personal experiences, and often have a negative view of human interference in the environment. The actions taken indicate the need for ongoing environmental education in schools, aimed at training citizens who are committed to environmental sustainability. It is essential that these educational practices take into account students' previous conceptions, which often limit their understanding of the environment to its natural aspects. This analysis of the mind maps reveals the importance of integrating environmental education into the students' everyday environment, promoting a more authentic and emancipatory education. The research shows that the concept of the environment as a set of physical, chemical and biological interactions, sheltering all forms of life, needs to be promoted in order to awaken a sense of belonging and value local culture and economy. To contribute to the desired transformation, it is suggested that continuous and dialogical educational practices be implemented in schools that discuss the impact of human actions on the environment, both negatively and positively, and promote new models of living in society. In addition, the use of mind maps can guide teaching and learning methodologies in schools, facilitating the development of educational strategies that guarantee meaningful learning about the relationship between human beings and the environment. Keywords: Sustainability; Agroforestry; Kozel Methodology; Educational Practices.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Agrofloresta
Metodologia Kozel
Mapas Mentais
Práticas Educacionais.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8661
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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