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Tipo: Dissertação
Título: Intergeracionalidade na escolha de alimentos
Autor(es): Spanhol, Caroline Pauletto
Abstract: A escolha dos alimentos tem sido estudada por várias áreas do conhecimento, entre elas destacase o Marketing, a Economia, a Psicologia, a Nutrição, a Medicina, a Sociologia e a Antropologia. A área do Marketing e, também da Economia, tratam da escolha de produtos, utilizando modelos quantitativos-econométricos. Ao contrário, esse estudo baseia-se na teoria da dádiva, de Bloch e Buisson, por considerar a escolha, sobretudo, de alimentos, um fenomeno complexo. Esse estudo utiliza a metodologia qualitativa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez mães residentes na cidade de Campo Grande/MS. A técnica utilizada para a análise dos dados é a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, além das restrições estruturais, há presença do fenomeno da intergeracionalidade como fator importante na escolha de alimentos, ou seja, existem dimensões subjetivas envolvidas nesse complexo processo como: a) as lembranças da infancia, b) as vivencias da familia, que podem ser perpetuadas/transmitidas, entre as gerações na escolha de alimentos. Sendo assim, pode-se dizer que no processo de escolha de alimentos existe uma herança simbólica recebida dos pais e, principalmente da mãe, que influencia as atuais escolhas dos individuos por alimentos.
The choice of foods has been studied for some areas of the knowledge, among them is distinguished the Marketing, the Economy, the Psychology, the Nutrition, the Medicine, the Sociology and the Anthropology. The area of the Marketing and, also to the Economy, deals with the choice of products, using quantitative-econometrical models. In contrast, this study it is based on the theory of the gift, of Bloch and Buisson, for considering the choice, over all, of foods, a complex phenomenon. This study it uses the qualitative methodology. For in such a way, interviews half-structuralized with ten resident mothers in the city of Campo Grande/MS. The technique used for the analysis of the data is the content analysis. The results point that, beyond the structural restrictions, it has presence of the phenomenon of the intergeracionalidade as important factor in the food choice, that is, exist involved subjective dimensions in this complex process as: a) the souvenirs of infancy, b) the experiences of the family, that can be perpetuated/transmitted, enters the generations in the food choice. Being thus, it can be said mainly that in the process of food choice a symbolic inheritance received from the parents exists and, of the mother, who influences the current choices of the individuals for foods.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Hábitos Alimentares
Marketing
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/861
Data do documento: 2008
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