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Tipo: Dissertação
Título: A FILOSOFIA DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO POLÍTICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): RAQUEL DAIANA ZIELINSKI TREVISAN
Primeiro orientador: Jose Carlos da Silva
Resumo: ZIELISNKI, Raquel Daiana. A filosofia da práxis na formação política no ensino médio. 2024. 130 f. Dissertação. (Mestrado em Filosofia – PROF-FILO) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2024. A presente dissertação visa a produção de aulas, que poderão ser usadas para a continuação do assunto de filosofia política, tratado no 2º ano do ensino médio, sugerindo um sequenciamento didático e estratégias de abordagem que ofereçam alternativas aos professores que pretendam elucidar a partir do senso-comum o pensamento crítico filosófico, dos conceitos políticos sobre hegemonia, filosofia da práxis e democracia. Apresenta como pressuposto a problemática da filosofia política ter seu assunto tratado apenas até a concepção da teoria Marxista. A intervenção prática acontece na escola Estadual Vespasiano Martins, situada em Campo Grande - MS, com os alunos do 2º ano do ensino médio de período integral, durante o ano letivo de 2023, e consistem na apresentação do pensamento do filósofo Antônio Gramsci, sua trajetória de vida, e a explicação de conceitos chave para a emancipação do estudante, em relação a sua participação política na sociedade. Com textos para a interpretação e debates em sala, juntamente com a apresentação do filme ―A Onda‖ como forma de sugestão para discutir os conceitos a serem estudados, com atividade de escrita e a aplicação de questionário. A forma de pesquisa escolhida é a de pesquisa-ação com a aferição qualitativa da aprendizagem, obtida pela forma de avaliação escrita. Palavras-chave: Gramsci; Hegemonia; Filosofia da práxis; Democracia.
Abstract: ZIELISNKI, Raquel Daiana. The philosophy of praxis in political education in high school. 2024. 130 f. Dissertation. (Master's Degree in Philosophy – PROF-FILO) from the Federal University of Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2024. The present dissertation aims at the production of classes, which can be used for the continuation of the subject of political philosophy, treated in the 2nd year of high school, suggesting didactic sequencing and approach strategies that offer alternatives to teachers that intend to elucidate from common sense the philosophical critical thinking, from the political concepts of hegemony, Philosophy of praxis and democracy. It presents as a presupposition that the problematic of political philosophy has its subject dealt with only up to the conception of Marxist theory. The practical intervention takes place at the Vespasiano Martins State School, located in Campo Grande - MS, with students in the 2nd year of full-time high school, during the 2023 school year, and consists of the presentation of the thought of the philosopher Antonio Gramsci, his life trajectory, and the explanation of key concepts for the emancipation of the student, in relation to their political participation in society. With texts for interpretation and debates in class, together with the presentation of the film "A ONDA" as a form of suggestion to discuss the concepts to be studied, with writing activity and the application of a questionnaire. The form of research chosen is action research with the qualitative measurement of learning, obtained through the form of written evaluation. Keywords: Gramsci; Hegemony; Philosophy of praxis; Democracy.
Palavras-chave: : Gramsci
Hegemonia
Filosofia da práxis
Democracia
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8595
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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