Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8585
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A FORMAÇÃO DO DISCENTE DE PEDAGOGIA, PARA ATUAÇÃO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR |
Autor(es): | ANA CAROLINA DA SILVA |
Primeiro orientador: | MARIUZA APARECIDA CAMILLO GUIMARAES |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso - apresentado como parte das exigências para obtenção do título de pedagogia. Este artigo se apresenta como revisão bibliográfica de produções que discutem a formação dos discentes do curso de pedagogia - licenciatura, para além da docência, em ambientes não formais de educação, uma vez que compete à Pedagogia a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares. Foram analisados os documentos legais como Pareceres, Resoluções e propostas encaminhadas ao Conselho Nacional de Educação - CNE para definição das diretrizes curriculares do curso de Pedagogia, bem como alguns estudiosos como: Freire (2006), Saviani (1991), Libâneo (2000) e Pimenta (2002), que trazem em suas produções os campos de atuação para este profissional, tendo como objetivo refletir sobre as diversas transformações sociopolíticas e econômicas da sociedade atual, não sendo limitando ao ambiente formal de ensino – a sala de aula. Diante das análises realizadas, destaca-se que a formação desse discente deve obedecer à uma base de conhecimento científico e teórico, sendo importante a relação entre a teoria e a prática, de maneira a possibilitar o contato as diversas realidade, seja de contexto formal ou não formal, de modo a fornecer não apenas conhecimento teórico, mas também condições de posicionamento no mercado de trabalho, diante dos variados cenários da atualidade. |
Abstract: | This article presents itself as a bibliographical review of productions that discuss the training of students in the pedagogy course - degree, in addition to teaching, in non-formal educational environments, since Pedagogy is responsible for the production and dissemination of scientific knowledge - technology in the educational field, in school and non-school contexts. Legal documents such as Opinions, Resolutions and proposals sent to the National Education Council - CNE were analyzed to define the curricular guidelines of the Pedagogy course, as well as some scholars such as: Freire (2006), Saviani (1991), Libâneo (2000) and Pimenta (2002), who bring in their productions the fields of activity for this professional, aiming to reflect on the various socio-political and economic transformations of today's society, not limited to the formal teaching environment - the classroom. In view of the analyzes carried out, it is highlighted that the training of this student must comply with a base of scientific and theoretical knowledge, with the relationship between theory and practice being important, in order to enable contact with different realities, whether formal or non-formal, in order to provide not only theoretical knowledge, but also conditions for positioning in the job market, given today's varied scenarios. |
Palavras-chave: | Educação Pedagogia Formação acadêmica Espaço não escolar Pedagogo. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8585 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.