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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ANA CAROLINA DA SILVA | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T21:49:08Z | - |
dc.date.available | 2024-03-20T21:49:08Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8585 | - |
dc.description.abstract | This article presents itself as a bibliographical review of productions that discuss the training of students in the pedagogy course - degree, in addition to teaching, in non-formal educational environments, since Pedagogy is responsible for the production and dissemination of scientific knowledge - technology in the educational field, in school and non-school contexts. Legal documents such as Opinions, Resolutions and proposals sent to the National Education Council - CNE were analyzed to define the curricular guidelines of the Pedagogy course, as well as some scholars such as: Freire (2006), Saviani (1991), Libâneo (2000) and Pimenta (2002), who bring in their productions the fields of activity for this professional, aiming to reflect on the various socio-political and economic transformations of today's society, not limited to the formal teaching environment - the classroom. In view of the analyzes carried out, it is highlighted that the training of this student must comply with a base of scientific and theoretical knowledge, with the relationship between theory and practice being important, in order to enable contact with different realities, whether formal or non-formal, in order to provide not only theoretical knowledge, but also conditions for positioning in the job market, given today's varied scenarios. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Educação | - |
dc.subject | Pedagogia | - |
dc.subject | Formação acadêmica | - |
dc.subject | Espaço não escolar | - |
dc.subject | Pedagogo. | - |
dc.subject.classification | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title | A FORMAÇÃO DO DISCENTE DE PEDAGOGIA, PARA ATUAÇÃO EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARIUZA APARECIDA CAMILLO GUIMARAES | - |
dc.description.resumo | Trabalho de Conclusão de Curso - apresentado como parte das exigências para obtenção do título de pedagogia. Este artigo se apresenta como revisão bibliográfica de produções que discutem a formação dos discentes do curso de pedagogia - licenciatura, para além da docência, em ambientes não formais de educação, uma vez que compete à Pedagogia a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares. Foram analisados os documentos legais como Pareceres, Resoluções e propostas encaminhadas ao Conselho Nacional de Educação - CNE para definição das diretrizes curriculares do curso de Pedagogia, bem como alguns estudiosos como: Freire (2006), Saviani (1991), Libâneo (2000) e Pimenta (2002), que trazem em suas produções os campos de atuação para este profissional, tendo como objetivo refletir sobre as diversas transformações sociopolíticas e econômicas da sociedade atual, não sendo limitando ao ambiente formal de ensino – a sala de aula. Diante das análises realizadas, destaca-se que a formação desse discente deve obedecer à uma base de conhecimento científico e teórico, sendo importante a relação entre a teoria e a prática, de maneira a possibilitar o contato as diversas realidade, seja de contexto formal ou não formal, de modo a fornecer não apenas conhecimento teórico, mas também condições de posicionamento no mercado de trabalho, diante dos variados cenários da atualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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