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Tipo: Dissertação
Título: A politica de ensino médio do estado de Mato Grosso do Sul: a Escola Guaicuru de 1999/2002
Autor(es): Portela, Zaira
Abstract: O estudo teve por objeto a Politica de Ensino Médio e como objetivo geral a análise da Politica do Ensino Médio do Estado de Mato Grosso do Sul, investigando os principios do Ensino Médio na Escola Guaicuru, de 1999/2002, e seus subsidios. Destacou-se como objetivo especifico, a necessidade de entender os determinantes históricos que informaram a implantação dessa Politica. Justifica a pesquisa a carencia, no ambito da academia de estudar sobre a Politica de Ensino Médio Guaicuru. Os procedimentos de pesquisa adotados foi a revisão bibliográfica para levantar o estado da arte, a análise de documentos e obra e ainda abordagem, empirica na escola e na Secretaria de Estado de Educação. Concluiu-se que a Escola Guaicuru teve como principio norteador a totalidade, para responder aos problemas da fragmentação do conhecimento, para tanto, adotou a perspectiva da ciencia da história, nesse sentido, na correlação de forças na sociedade, frente aos limites e as possibilidades, a proposta tinha a função de veicular o conhecimento produzido no movimento real e, considerando o momento analisado da sociedade, propunha-se a realizar essa tarefa contrahegemonica e transformadora.
The research had for object the Politics of high school and as objective generality the analysis of the politics of average education of Mato Grosso do Sul, investigating the principles of high school on the "Escola Guaicuru" from 1999 to 2002 and its subsidies. The necessity was distinguished as objective specific to understand the determinative descriptions that have informed the implantation of this politics. It justifies the research, the lack of the thematic one in the scope of the academy on the politics of high school in course. The adopted methodology was of bibliographical revision to select the state of the art, of the analysis of document and workmanship, and still, empirical boarding in the schools and the State Secretariat of Education was become fullfilled. One concludes that high school Guaicuru had as principle the totality to answer to the problems of the spalling of the knowledge; for in such a way, it adopted the perspective of the science of history. In this direction, in the correlation of forces of the society, high school has the function to propagate the knowledge produced in the real movement and the current moment of the society considers to carry through this anti-hegemonic and transforming task.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Ensino Médio
Estado - educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/858
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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