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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8569
Tipo: | Dissertação |
Título: | DIFRATANDO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA/NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE VOZES DAS CRIANÇAS |
Autor(es): | JULIANA SCHUMACKER PUDELL |
Primeiro orientador: | Luzia Aparecida de Souza |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar a potencialidade de narrativas de crianças para a prática de uma escola, de uma educação matemática, de um processo de formação de professores. Metodologicamente, trabalhamos com a construção e operação do que chamamos de cabine de narrativas e que constituiu-se com gravador, papeis e lápis de cor disponíveis às crianças, alunos/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que aceitaram nosso convite para falar de si, de escola, de matemática. Essa escolha buscou deslocar a discussão sobre aprendizagem matemática das teorias/práticas/formações de adultos para as falas/movimentos/afetos infantis na direção de produzir justiça epistêmica. Fundamentando a discussão a partir de elaborações acerca da infância (com autores como César Leite e Bianca Chisté) e da injustiça epistêmica (com Miranda Fricker), essa pesquisa em desenvolvimento constitui-se a partir das desestabilizações ocorridas no e após o trabalho com as crianças, o que nos guiou em um processo de problematização da própria formação docente desta autora em cursos institucionais e em atuação profissional. Palavras – chave: Educação Matemática, Narrativas, Infância, Injustiça Epistêmica, Difração. |
Abstract: | The aim of this dissertation is to analyze the potential of children's narratives for a school’s practice, of mathematical education, of a teacher training process. Methodologically, we worked with the construction and operation of what we called a narrative booth, which was a welcoming space with a recorder, paper and colored pencils available to children, students in the Early Years of Elementary School, who accepted our invitation to talk about themselves, about school, about mathematics. This choice sought to shift the discussion about mathematical learning from adult theories/practices/trainings to children's speeches/movements/affects in the direction of producing epistemic justice. Basing the discussion on elaborations about childhood (with authors such as César Leite and Bianca Chisté) and epistemic injustice (with Miranda Fricker), this ongoing research is based on the destabilizations that occurred in and after work with children , which guided us in a process of problematizing this author's own teaching training in institutional courses and in professional practice. Keywords: Narratives, Childhood, Epistemic Injustice, Diffraction. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Narrativas Infância, Injustiça Epistêmica Difração. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8569 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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