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Tipo: Dissertação
Título: As relações de poder e de saber: um estudo da disciplina de matemática na 5ª série do ensino fundamental
Autor(es): Macedo, Terezinha Alves
Abstract: O objetivo central deste trabalho de pesquisa é compreender o sentido da reprovação escolar em Matemática, nas 5ª séries do Ensino Fundamental. Utilizei, como aporte teórico e metodológico, os pressupostos de Michel Foucault, por meio dos quais foi possível compreender o poder como algo que se exerce, que produz saber e que só existe em relações. Para instrumentalizar a pesquisa, elaborei um questionário destinado a professores da disciplina e série referidas, a fim de identificar seus discursos relativos a dificuldades encontradas em sala de aula, a sugestões para a superação das mesmas e a condições para que o professor desenvolva um bom trabalho de ensino em sala de aula. São questões que se articulam com o desempenho satisfatório ou insatisfatório do aluno e suas conseqüências, que podem ser o sucesso ou o fracasso desse aluno. Os discursos dos professores acerca desse desempenho são fragmentos de saberes sobre o aluno, que se transformam em peças de poder. Constatei que o poder do professor, exercido no cotidiano escolar e no ensino da Matemática, através da observação e do registro do comportamento do aluno diante das atividades e dos conteúdos escolares, produz alguma forma de resistência ao poder disciplinar, manifestandose por meio da indisciplina, da desmotivação e do desinteresse do aluno, resultando em reprovação prevista em nosso sistema de ensino, como uma forma de controle e exclusão social. Constatei, ainda, a existência do poder disciplinar, que tem como finalidade a normalização dos sujeitos e que, em última instância, nada mais é do que o racismo de Estado em ação, uma forma de 'eliminar' os mais fracos e 'purificar' a raça humana, permitindo que só alguns - 'os normais' -, produtivos e dóceis, possam alcançar níveis mais elevados na escala social.
The main objective of this work is understand the meaning of reprobation in Mathematics, on 5th series of elementary school. I used as theorical and methodologic approach, the pressuposed of Michael Foucault, through of what it was possible undestand the power as something exerted; that produces knowledge and exists only in relationships. With the objective to instrumentalize the research, I elaborated a questionary appointed to teachers of that discipline and serie, to identify their speeches with regard to the difficulties found on classroom, suggestions to overcome them and the conditions for a good work development of the teacher inside the classroom. These questions are articulated with the satisfactory or unsatisfactory performance of the pupil and their consequences that can be the success or the crash of this pupil. The teacher's speeches about this performance are knoledge fragments of the pupils that are transformed in power pieces. I verified that the teacher's power exerted on schollar quotidian and Math teaching, through the observation and register of pupil's behavior face to the schollar contents and activities, produces a kind of resistence to the discipline power, manifested through the disorder, desmotivation and desinterest of the pupil, resulting in reprobation foreseen in our teaching system, as a control and social exclusion form. I verified, either, the existence of discipline power that has as target the normalization of the citizen that, at last is nothing else than State racism in action, a way to 'eliminate' the weaks and 'purify' the human race, allowing that only a few, 'the normals', productives and dociles can reach higher levels in the Social scale.
Palavras-chave: Matemática - ensino
Poder Disciplinar
Ensino Fundamental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/855
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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