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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8533
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ansiedade Matemática em alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma investigação com Tecnologias Digitais |
Autor(es): | Amanda Azevedo Abou Mourad |
Primeiro orientador: | Aparecida Santana de Souza Chiari |
Resumo: | Esta dissertação está vinculada ao grupo de pesquisa Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática (TeDiMEM) e ao projeto “Uso Humanizado de Tecnologias Digitais em Educação Matemática: escuta, autoria e colaboração” (MaDHu). A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi estruturada no formato multipaper, em que cada artigo possui sua própria metodologia de análise de dados. Além disso, cada artigo refere-se a um dos três objetivos específicos da dissertação. Assim, nosso objetivo geral é investigar expressões de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental sobre ansiedade matemática, envolvendo a produção de cartoons (animações digitais). E, de forma específica: analisar produções de estudantes acerca da imagem da matemática; investigar os riscos para ansiedade matemática nos estudantes; e investigar um uso de Tecnologias Digitais envolvendo externalizações sobre a matemática, a partir da produção de cartoons. Teoricamente, realizamos discussões a respeito da ansiedade matemática, brainstormings (tempestades de ideias), tecnologias digitais, cartoons, sentimentos, emoções e afetos. Os participantes da pesquisa são estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas - uma estadual e outra municipal - de Campo Grande (MS). A pesquisa foi feita em três etapas: primeiro, pedimos para que os estudantes realizassem a produção de brainstormings com as palavras “celular” e “matemática”; após, o preenchimento da Escala de Ansiedade Matemática; por fim, os alunos produziram cartoons digitais sobre seus sentimentos e/ou acontecimentos anteriores em relação à matemática. A partir da análise dos brainstormings, pudemos concluir que a maioria dos estudantes possuem uma imagem desfavorável à matemática. Ademais, concluímos que a maioria dos estudantes apresenta um risco moderado para ansiedade matemática e que, na escola estadual, estudantes de séries mais avançadas possuem maiores riscos para a ansiedade matemática. Em relação aos cartoons digitais, muitos estudantes expressaram sentir medo e nervosismo em avaliações, além de uma certa influência de contextos passados e relações com professores e com outros alunos em relação às suas respectivas externalizações acerca da matemática. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância de se ampliar espaços de escuta ativa para estudantes, a partir de movimentos conjuntos envolvendo estudantes, pesquisadores, professores, gestores, familiares e/ou responsáveis legais, comunidade, …, para que possam externalizar, caso sintam vontade, o que quiserem. |
Abstract: | This master´s thesis is linked to the research group: Digital Technologies, Mobility and Mathematics Education (TeDiMEM) and to the project “Humanized Use of Digital Technologies in Mathematics Education: listening, authorship and collaboration” (MaDHu). The research has a qualitative approach and was structured in a multipaper format, in which each article refers to one of the three specific objectives of the thesis. Thus, our general objective is to investigate expressions of students in the final years of Elementary School about mathematical anxiety, involving the production of cartoons. And, specifically: analyze student productions about the image of mathematics; investigate the risks for mathematics anxiety in students; and investigate the use of Digital Technologies involving externalizations of mathematics, based on the production of cartoons. Theoretically, we hold discussions about mathematical anxiety, brainstorming, digital technologies, cartoons, feelings, emotions and affections. The research participants are students in the final years of Elementary School from two schools - one state and one municipal - in Campo Grande (MS). The research was carried out in two stages: first, we asked students to brainstorm with the words “cell phone” and “mathematics” and fill out the Mathematics Anxiety Scale; afterwards, students produced digital cartoons about their feelings and/or previous events in relation to mathematics. From the analysis of the brainstormings, we were able to conclude that the majority of students have an unfavorable image of mathematics. Furthermore, we concluded that the majority of students present a moderate risk for mathematics anxiety and that, in state schools, students in more advanced grades are at greater risk for mathematics anxiety. In relation to digital cartoons, many students expressed feeling fear and nervousness in assessments, in addition to a certain influence of past contexts and relationships with teachers and other students in relation to their respective externalizations about mathematics. The results of this research point to the importance of expanding active listening spaces for students, based on joint movements involving students, researchers, teachers, managers, family members and/or legal guardians, the community,..., so that they can externalize, if they feel will, whatever they want. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Brainstorming Cartoons Digitais. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8533 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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