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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8522
Tipo: | Dissertação |
Título: | ESTRANHOS NO NINHO? PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPINAS–SP |
Autor(es): | Cíntia De Paula Borges Menezes |
Primeiro orientador: | Mariana Esteves de Oliveira |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a experiência de professores homens cisgênero que atuam na Educação Infantil, um campo profissional amplamente associado ao feminino e predominantemente ocupado por professoras mulheres. Enquadrada nos estudos de gênero e educação, o objetivo principal da pesquisa é compreender e analisar os desafios vivenciados por professores quando seus corpos masculinos adultos ingressam na creche e pré-escola. Os referenciais teóricos que fundamentam este estudo incluem contribuições significativas de Bento (2011), Louro (1997; 2000; 2010), Monteiro (2014), Ramos (2011), Rosemberg (1996), Sayão (2005), Scott (1990), entre outros/as autores/as. A abordagem metodológica é qualitativa, incorporando diversos instrumentos de coleta de dados, tais como entrevistas semiestruturadas, questionários abertos, imersão do tipo etnográfica no cotidiano escolar e diário de campo. A pesquisa envolveu 21 (vinte e um) professores homens atuantes em creches e pré-escolas da rede municipal de Campinas–SP, além de 31 (trinta e um) membros da comunidade escolar que interagem com esses profissionais. A análise revelou que o trabalho desses profissionais é inevitavelmente atravessado pela questão de gênero, especialmente pela influência da noção de masculinidade hegemônica. A presença destes professores homens na Educação Infantil não apenas modifica a paisagem esperada, mas também suscita suspeitas, desconfianças, estranhamentos e, ocasionalmente, tentativas de segregação daquele espaço. As questões, trajeto e descobertas desta pesquisa destacam a necessidade premente de romper com paradigmas hegemônicos e discutir estereótipos de gênero no contexto educacional. Palavras-chave: Educação Infantil; professores homens; gênero; masculinidades. |
Abstract: | This research focuses on cisgender male teachers who work in Early Childhood Education, a profession considered feminine and occupied mostly by female teachers. The research is located in the field of gender studies and Education and aims to understand and analyze the challenges experienced by teachers when their adult male bodies enter daycare and preschool. Theoretical references will be: Bento (2011), Louro (1997; 2000; 2010), Monteiro (2014), Ramos (2011), Rosemberg (1996), Sayão (2005), Scott (1990), among other authors . This is a qualitative study, which used several data collection instruments, namely: semi-structured interview; open questionnaire; immersion in everyday school life (ethnographic type); and field diary. The research was carried out with 21 (twenty-one) male teachers who work in daycare centers and preschools in the municipal network of Campinas–SP and 31 (thirty-one) people from the school community who interact with them. The analysis found that the work of these professionals is inevitably crossed by the issue of gender, especially the notion of hegemonic masculinity. The presence of these male teachers in Early Childhood Education not only changes the expected landscape, but also raises suspicion, distrust, estrangement and, occasionally, attempts to segregate that space. The questions, trajectory and findings of this research highlight the pressing need to break with hegemonic paradigms and discuss gender stereotypes in the educational context. Keywords: Early Childhood Education; male teachers; gender; masculinities. |
Palavras-chave: | professores homens gênero masculinidades. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8522 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas) |
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