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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8508
Tipo: | Tese |
Título: | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS NOS TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES DOS ESTADOS DE GOIÁS E MATO GROSSO DO SUL |
Autor(es): | Katya Bonfim Ataides Smiljanic |
Primeiro orientador: | Fabiany de Cassia Tavares Silva |
Resumo: | Este estudo é parte do Programa de Pesquisas desenvolvido no Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE), que se dedica à análise de textos/documentos curriculares pensados para contextos de educação formal e não formal. Nesse cenário, nossa pesquisa se concentra nos conhecimentos especializados relacionados à Educação Ambiental (EA) voltada para o ensino fundamental, em que investigamos materiais produzidos pelas redes estaduais de ensino de Goiás (GO) e Mato Grosso do Sul (MS), ambos estados da região Centro-Oeste, no período entre 2009 e 2019, considerando as mudanças ocorridas após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. O objetivo principal deste estudo é mapear com base no campo científico da EA, os conhecimentos considerados especializados, bem como, a distribuição nos textos/documentos curriculares para o ensino fundamental, nas redes estaduais de ensino dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Para orientar nossa abordagem metodológica, recorremos à praxiologia bourdesiana, explorando conceitos como campo, habitus, capital e violência simbólica, os quais conceitos nos ajudam a compreender as condições que moldam a vida das pessoas em função de suas posições sociais e a internalização dessas condições, o que, por sua vez, pode nos auxiliar na identificação das normas e regras que regem o campo da EA. Para realizar a análise, escolhemos áreas-chave baseadas em fundamentos conceituais, como Meio Ambiente e Sustentabilidade, e em proposições metodológicas, como Educação Ambiental e Educação para o Consumo. Nesse sentido, os conhecimentos especializados que identificamos moldam a EA como uma “nova ciência” curricularizada, apontando-a como um campo em constante evolução, questionando paradigmas estabelecidos, conceitos e temas propagados por organizações internacionais e nacionais e agências de pesquisa, por meio da seleção seletiva e arbitrária de um vasto conjunto de possibilidades interdisciplinares. |
Abstract: | This study is part of the Research Program developed by the Group of Studies and Research “Observatório de Cultura Escolar” (OCE), which is dedicated to the analysis of texts/curricular documents designed for formal and non-formal education contexts. In this scenario, our research focuses on specialized knowledge related to Environmental Education (EE) for elementary education. We investigate materials produced by the state education systems of Goiás (GO) and Mato Grosso do Sul (MS), both states in the Central-West region of Brazil, during the period from 2009 to 2019. We also consider the changes that occurred after the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC) in 2017. The main objective of this study is to map, based on the scientific field of EA, the knowledge considered specialized, as well as the distribution in texts/curricular documents for elementary education, in the state education networks of the states of Goiás and Mato Grosso do Sul. To guide our methodological approach, we turn to Bourdieu's praxiology, exploring concepts such as field, habitus, capital, and symbolic violence. These concepts help us understand the conditions that shape people's lives based on their social positions and the internalization of these conditions. This, in turn, can assist us in identifying the norms and rules that govern the field of EE. To conduct the analysis, we chose key areas based on conceptual foundations, such as Environment and Sustainability, and methodological propositions, such as Environmental Education and Education for Consumption. In this sense, the specialized knowledge we identified shapes EE as a “new Science” integrated into the curriculum, positioning it as a field in constant evolution, challenging established paradigms, concepts, and themes propagated by international and national organizations and research agencies through the selective and arbitrary selection of a wide range of interdisciplinary possibilities. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8508 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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