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Tipo: Dissertação
Título: A(s) politica(s) para a formacao continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Dourados, Mato Grosso do Sul (1997-2004)
Autor(es): Vasconcelos, Sonia Solange Ferreira
Abstract: As reformas implantadas pelo Estado neoliberal nos anos de 1990 influenciaram profundamente as mudanças no rumo das politicas públicas e principalmente as politicas voltadas para o sistema educacional. Tendo em vista essa situação, o papel do professor ganhou centralidade nas politicas educacionais do Estado brasileiro. Nesse contexto, a presente pesquisa visa a analisar as ações voltadas para a formação continuada de professores na rede municipal de ensino de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, entre 1997 e 2004, abrangendo duas gestões públicas municipais (1997 a 2000, governo Brás G. Melo e 2001 a 2004, governo José Laerte C.Tetila). Para a compreensão do objeto deste estudo, foram utilizados os seguintes procedimentos: a pesquisa bibliográfica, para dar o suporte teórico às temáticas e discussões envolvidas e a análise documental, para o levantamento das ações efetivadas pelo poder público municipal em Dourados, o que permitiu realizarmos um mapeamento para caracterizar como e quais atividades foram realizadas no decorrer desse periodo, e as concepções que permearam as ações de formação continuada. Concluindo, as politicas de formação continuada no municipio de Dourados, entre 1997 e 2004, por um lado, estiveram afinadas com os projetos e intenções do governo central nessa área, na maior parte desse periodo, sendo a única exceção o momento histórico abrangido pela primeira parte da gestão Tetila, entre 2001 e 2003. Por outro lado, essas politicas não apresentaram continuidade em seus pressupostos e buscaram implantar e equalizar os projetos inerentes aos projetos desenvolvidos por cada um dos tres gestores que estiveram à frente da Secretaria Municipal de Educação nesses anos.
The reforms made by the neoliberal State in the nineties have deeply influenced the political changes and mainly the changes related to the educational system. Hence, the role of the teacher has been made central in the educational policies in the Brazilian State. In this context, this research aims at analyzing the actions related to the teachers'continued education from municipal schools in Dourados, Mato Grosso do Sul, between 1997 and 2004, involving two municipal public management periods (1997 to 2000 - management: Bras G. Melo & 2001 to 2004 - management: Jose Laerte C.Tetila). In order to understand the aim of this research, the following procedures have been followed: a bibliographical search to provide theoretical basis for the themes and for the discussions involved, and an analysis of the documents for checking the actions taken by the municipal public administration in Dourados, which has allowed a mapping to characterize what and how the activities were carried out along these periods, and the conceptions which surrounded these continued education actions. Summing up, on one hand, the continued education policies in the city of Dourados, between 1997 and 2004, have met the projects and the intentions of the central administration in this area, most of the time during these periods. However, the only exception was the historical moment which happened in the first part of Tetila's administration between 2001 and 2003. On the other hand, though, these policies did not have continuity in their purposes and tried to implement and equalize the projects inherent in the projects developed by each of the three managers who were head of the Municipal Secretary for Education, throughout these years.
Palavras-chave: Política Educacional
Políticas Públicas
Estado - educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/849
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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