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Tipo: Dissertação
Título: Plano de Desenvolvimento da Escola, PDE: a gestão escolar necessária frente às diretrizes educacionais do Banco Mundial
Autor(es): Oliveira, Sônia Maria Borges de
Abstract: O presente estudo aborda a introdução de um instrumento de gestão de caráter gerencial e estratégico, denominado Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), em escolas públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que se propõe a promover a qualidade do ensino e o aperfeiçoamento da gestão escolar. O PDE foi gerado no âmbito do FUNDESCOLA, programa co-financiado pelo Banco Mundial, que vem se constituindo em via de gestão da educação com o firme propósito de disseminar uma nova perspectiva de administração dos sistemas educacionais. Este trabalho tem como objetivo analisar o referencial teórico que sustenta o PDE a partir de sua metodologia e respectivos processos de elaboração e implementação por uma escola pública, buscando-se, assim, apreender em que medida esse referencial influencia na organização escolar e na participação dos sujeitos. A análise proposta tomou como fio condutor a própria metodologia e conceitos do instrumento em questão e sua implementação por uma escola pública do município de Dourados-MS, no período de 1999 a 2002. Embasou-se, também, na revisão crítica de autores que tratam das questões pertinentes ao processo de reestruturação capitalista e da reforma do Estado, da participação do Banco Mundial na definição das políticas educacionais e da presença e influências das teorias administrativas na educação. O estudo realizado demonstrou que o Programa FUNDESCOLA e o PDE encerram os requerimentos impostos ao sistema educacional no contexto das reformas e traduzem, nos aspectos teórico-conceitual-metodológico, as políticas e as diretrizes do Banco Mundial em diversos produtos que são disseminados às escolas públicas. Contribuiu, portanto, para estabelecer os nexos desse fenômeno com as transformações econômicas, políticas e sociais desencadeadas, a partir dos anos 1970, no mundo capitalista.
The present study approaches the introduction of an instrument of administration of managerial and strategic character, denominated Plan of Development of the School (PDE), in public schools of the areas North, Northeast and Center-west, that it intends to promote the quality of the teaching and the improvement of the school administration. PDE was generated in the ambit of FUNDESCOLA, a program co-financed by the World Bank, that comes if constituting in road of administration of the education with the firm purpose of disseminating a new perspective of administration of the educational systems. This work has as objective to analyze the theoretical reference that it sustains PDE starting from its respective methodology and processes of elaboration and implementation by a public school, being looked for, like this, to apprehend in that measured that reference influences in the school organization and in the participation of the subjects. The analysis proposal took as conductive thread the own methodology and concepts of the instrument in subject and its implementation by a public school of the municipal district of Dourados-MS, in the period from 1999 to 2002. It was based, also, in the authors' critical revision who research about the pertinent subjects to the process of capitalist restructuring and of the reform of the State, of the participation of the World Bank in the definition of the educational politics and of the presence and influences of the administrative theories in the education. The accomplished study demonstrated that the Programs FUNDESCOLA and PDE contain the solicitations required to the educational system in the context of the reforms and they translate, in the theoretical-conceptual-methodological aspects, the politics and the guidelines of the World Bank in several products that are disseminated to the public schools. It contributed, therefore, to establish the connections of that phenomenon with the economic, politics and social transformations unchained, starting from the years 1970, in the capitalist world.
Palavras-chave: Escola Pública
Política Educacional
Qualidade da Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/847
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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