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Tipo: Tese
Título: Ecoturismo no Brasil: comprometimento ambiental e consumo à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP)
Autor(es): ALVARO FREITAS FAUSTINO DIAS
Primeiro orientador: Milton Augusto Pasquotto Mariani
Resumo: O ecoturismo, nos últimos anos, despontou como um campo de crescente interesse e é agora reconhecido como um caminho viável para a recuperação econômica da atividade turística brasileira no cenário pós-pandemia. Nesse contexto, esta atividade turística, que equilibra as necessidades de conservação ambiental com os benefícios econômicos, apresenta-se como uma estratégia promissora para alavancar o desenvolvimento sustentável e a valorização dos recursos naturais nesses territórios. Tendo em vista a importância desta atividade turística para o desenvolvimento regional, a presente tese teve como objetivo geral propor um modelo para analisar os níveis de intenção do turista brasileiro em consumir o ecoturismo a partir da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), uma importante teoria da psicologia social utilizada para compreender intenções e comportamentos. Visando alcançar o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida com a utilização de uma metodologia mista, ou seja, etapa qualitativa e quantitativa. Na etapa qualitativa fora conduzidas 21 entrevistas, que foram devidamente transcritas e analisadas. Para a análise desta etapa utilizou-se o software QDA Miner como ferramenta de suporte, tanto para a análise de conteúdo, quanto para a mineração de texto. Esta etapa foi de suma importância, pois foram seus resultados que possibilitaram a construção do questionário para a coleta de dados quantitativos. Desse modo, nesta etapa identificou-se todas as crenças que constituíam cada um dos construtos base da TCP, bem como o construto desenvolvido para esta tese, denominado como comprometimento ambiental. Em especial, o comprometimento se mostrou um construto formado por cinco (5) crenças, sendo elas: o contato com a natureza, estrutura do ambiente, cultura local, preocupação ambiental e povos tradicionais. Após a construção dos questionários, deu-se início a coleta dos dados da etapa quantitativa, fazendo uso da plataforma do Google Forms para este fim. Nesta etapa a amostra foi constituída por 779 respondentes. Nesta etapa, foi definido como método de análise a modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados (PLS-SEM), tendo como ferramenta operacional o software Smart PLS. As análises foram realizadas para avaliar dois aspectos: primeiramente foi realizado o teste das hipóteses para encontrar o melhor modelo explicativo (reflexivo), e a partir deste modelo, foi desenvolvido um modelo reflexivo para compreender as variáveis que melhor explicam cada construto. No que tange ao modelo formativo, constatou-se que o construto normas subjetivas (H1), atitudes (H2), controle comportamental percebido (H3) e comprometimento ambienta (H4) são significativos e afetam positivamente a intenção dos consumidores para o consumo do ecoturismo. Já a imagem do destino cognitiva (5), bem como a afetiva (H6) foram insignificantes. Logo, H1, H2, H3 e H4 foram suportadas, enquanto H5 e H6 foram rejeitadas. Tratando-se do modelo formativo, observou-se que para o construto normas subjetivas, as crenças com maior significância são “estudantes e pesquisadores ambientais” e “pessoas com mobilidade reduzida; para o construto atitudes, as mais significantes foram: “inovação”, “planejamento”, “localização” e “aprendizado”; no construto Controle Comportamental Percebido, as crenças “tempo disponível” e “conhecimento sobre o ecoturismo” foram mais significantes; enquanto o comprometimento ambiental apenas a crença “contato com a natureza” se mostrou significativa. Dito isso, os resultados da pesquisa sugerem que os participantes da amostra tendem a optar por atividades que respeitam o meio ambiente, refletindo valores de sustentabilidade e conservação essenciais para ecossistemas e comunidades locais, mas principalmente que possibilite o contato com a natureza. Além disso, os resultados vão na contramão de muitas pesquisas que comprovam a imagem do destino como um fator significativo para as decisões de consumo dos turistas, o que sugere que para a amostra, o contato com a natureza é mais importante que a aparência do local, indicando que a adoção de práticas sustentáveis e aumento de espaços naturais, são um caminho para os investimentos para gestores do ecoturismo.
Abstract: Ecotourism, in recent years, has emerged as a field of growing interest and is now recognized as a viable path for the economic recovery of Brazilian tourist activity in the post-pandemic scenario. In this context, this tourist activity, which balances the needs of environmental conservation with economic benefits, presents itself as a promising strategy to leverage sustainable development and the valorization of natural resources in these territories. Considering the importance of this tourist activity for regional development, the general objective of this thesis was to propose a model to analyze the levels of intention of Brazilian tourists to consume ecotourism based on the Theory of Planned Behavior (TCP), an important theory of social psychology used to understand intentions and behaviors. Aiming to achieve the proposed objective, the research was developed using a mixed methodology, that is, qualitative and quantitative stages. In the qualitative stage, 21 interviews were conducted, which were duly transcribed and analyzed. For the analysis of this stage, the QDA Miner software was used as a support tool, both for content analysis and text mining. This stage was extremely important, as it was its results that made it possible to construct the questionnaire for collecting quantitative data. Thus, at this stage, all the beliefs that constituted each of the basic constructs of the TCP were identified, as well as the construct developed for this thesis, called environmental commitment. Environmental commitment proved to be a construct formed by five (5) beliefs, namely: contact with nature, environmental structure, local culture, environmental concern, and traditional people. After constructing the questionnaires, data collection for the quantitative stage began, using the Google Forms platform for this purpose. At this stage, the sample consisted of 779 respondents. At this stage, least squares structural equation modeling (PLS-SEM) was defined as the analysis method, using the Smart PLS software as an operational tool. The analyzes were carried out to evaluate two aspects: firstly, hypothesis testing was carried out to find the best explanatory (reflective) model, and from this model, a reflective model was developed to understand the variables that best explain each construct. Regarding the formative model, it was found that the construct subjective norms (H1), attitudes (H2), perceived behavioral control (H3) and environmental commitment (H4) are significant and positively affect consumers' intention to consume ecotourism. The cognitive destination image (5) as well as the affective image (H6) were insignificant. Therefore, H1, H2, H3 and H4 were supported, while H5 and H6 were rejected. In the case of the formative model, it was observed that for the subjective norms construct, the most significant beliefs are “environmental students and researchers” and “people with reduced mobility; for the attitudes construct, the most significant were: “innovation”, “planning”, “location” and “learning”; in the Perceived Behavioral Control construct, the beliefs “available time” and “knowledge about ecotourism” were more significant; while environmental commitment, only the belief “contact with nature” proved to be significant. That said, the research results suggest that sample participants tend to opt for activities that respect the environment, reflecting essential sustainability and conservation values for ecosystems and local communities, but mainly that enable contact with nature. Furthermore, the results go against many studies that prove the image of the destination as a significant factor in tourists' consumption decisions, which suggests that for the sample, contact with nature is more important than the appearance of the place, indicating that the adoption of sustainable practices and an increase in natural spaces are a path to investment for ecotourism managers.
Palavras-chave: comportamento do consumo
contato com a natureza
método misto
modelagem de equações estruturais
turismo sustentável
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8422
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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