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Tipo: Tese
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO SOBRE AS LUTAS, CULTURAS E IDENTIDADES.
Autor(es): Vlademir Sergio Bondarczuk
Primeiro orientador: Thiago Pedro Pinto
Resumo: Esta tese de doutorado investiga a formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. O objetivo é analisar o impacto dos cursos de formação de professores indígenas no estado de Mato Grosso do Sul nas lutas pela valorização da cultura, saberes, identidades e pensamento ameríndio dos povos, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guarani-Nhandeva e Guarani-Kaiowá presentes nas entrevistas. A pesquisa utiliza a metodologia da História Oral e se apoia na teoria do Perspectivismo e Multinaturalismo de Viveiros de Castro. Além disso, está ligada ao Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep), que visa mapear a formação de professores que ensinam e ensinaram matemática no Mato Grosso do Sul. A pesquisa amplia o mapeamento nacional que vem sendo realizado pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem) sobre formação de professores e documenta as experiências de entrevistados pertencentes aos povos, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guarani-Nhandeva e Guarani-Kaiowá, contribuindo para o fortalecimento da educação intercultural e o reconhecimento das demandas específicas desses povos. A pesquisa é qualitativa e baseada em entrevistas semiestruturadas com professores indígenas egressos dos seguintes cursos de formação: Magistério Indígena pela Associação de Educação Católica do Mato Grosso do Sul (AEC), Magistério Kadiwéu/Kinikinau, Magistério Ará Verá, Magistério Indígena “Povos do Pantanal”, Normal Superior Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu e Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”, além de documentos encontrados. As narrativas revelam desafios relacionados à desvalorização do conhecimento tradicional, precariedade das estruturas educacionais e conflitos com o sistema de educação dominante. Os cursos de formação surgem como catalisadores da valorização da cultura e dos saberes indígenas, empoderando os professores a reivindicarem um espaço educacional intercultural. No entanto, os egressos destacam as possibilidades de ressignificar o currículo escolar, revitalizar as línguas originárias e fortalecer as identidades indígenas nas comunidades. É demonstrado o papel fundamental dos cursos de formação tanto ao nível individual, impactando positivamente as vidas dos egressos, quanto ao nível coletivo, ao contribuir para a revitalização cultural e a luta por direitos territoriais e educacionais.
Abstract: This doctoral thesis investigates the training of indigenous teachers in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. The objective is to analyze the impact of indigenous teacher training courses in Mato Grosso do Sul on the struggles for the valorization of the culture, knowledge, identities, and Amerindian thought of the Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guarani-Nhandeva, and Guarani-Kaiowá peoples, as presented in the interviews. The research utilizes the methodology of Oral History and is based on the Perspectivism and Multinaturalism theory of Viveiros de Castro. Additionally, it is connected to the History of Mathematics Education Research Group (Hemep), which aims to map the training of teachers who teach and have taught mathematics in Mato Grosso do Sul. The research expands the national mapping that has been carried out by the Oral History and Mathematics Education Group (Ghoem) on teacher training and documents the experiences of interviewees belonging to the Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guarani-Nhandeva, and Guarani-Kaiowá peoples, contributing to the strengthening of intercultural education and the recognition of the specific demands of these peoples. The research is qualitative and based on semi-structured interviews with indigenous teachers who have graduated from the following training courses: Indigenous Teaching by the Catholic Education Association of Mato Grosso do Sul (AEC), Kadiwéu/Kinikinau Teaching, Ará Verá Teaching, Indigenous Teaching “Povos do Pantanal,” Indigenous Higher Education, Teko Arandu Indigenous Intercultural Teaching, and Indigenous Intercultural Teaching “Povos do Pantanal,” as well as documents found. The narratives reveal challenges related to the devaluation of traditional knowledge, deficiencies in educational structures, and conflicts with the dominant education system. The training courses emerge as catalysts for the valorization of indigenous culture and knowledge, empowering teachers to claim an intercultural educational space. However, the graduates emphasize the possibilities of redefining the school curriculum, revitalizing native languages, and strengthening indigenous identities within communities. The fundamental role of the training courses is demonstrated both at the individual level, positively impacting the lives of the graduates, and at the collective level, by contributing to cultural revitalization and the struggle for territorial and educational rights.
Palavras-chave: Formação de Professores Indígenas
Magistério Indígena, Normal superior Indígena
Licenciatura Indígena
História Oral
Educação Matemática.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8397
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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