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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8355
Tipo: | Livro |
Título: | Políticas educacionais: legislação e desafios contemporâneos |
Autor(es): | Souza, Andreliza Cristina de |
Resumo: | Esta Coletânea contempla diferentes temáticas relacionadas à Política Educacional brasileira. Pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e especialistas da área, fazem uma discussão atual e necessária sobre os caminhos das políticas educacionais, da educação básica à educação superior, de forma a contribuir para a ampliação do referencial teórico a ser utilizado em disciplinas que tratam do tema em cursos de graduação e pós-graduação. Buscou-se que os textos tivessem um caráter ao mesmo tempo objetivo e aprofundado: linguagem acessível, mas com profundidade teórica suficiente de forma a atender tanto estudantes de graduação quanto servir de referência para pesquisas em políticas educacionais. Contando com 13 capítulos, são discutidos diferentes aspectos da educação, tais como: o ensino da Política Educacional no Brasil e sua importância para a formação de professoras e professores; reflexões sobre a educação como direito de todos a ser assegurada de forma isonômica; análise do Estado no contexto da forma capitalista de sociabilidade a fim de problematizar como a luta de classes direciona antagonisticamente as disputas por projetos educativos; aspectos principais da educação no Brasil em diferentes momentos históricos; legislação, organização e as políticas para o Ensino Médio no Brasil atual; legislação, a organização e as políticas da educação superior com vistas ao fortalecimento da formação de professores; práticas excludentes que marcaram a trajetória sócio-histórica das pessoas com deficiência; o conceito, as características e as políticas da modalidade de educação a distância no Brasil; elementos da educação escolar indígena conquistados pelo protagonismo dos movimentos indígenas após a Constituição Federal de 1988; características do processo de construção da avaliação da educação infantil no Brasil; debate sobre a avaliação externa em larga escala da educação básica; percurso da avaliação da educação superior no Brasil. Espera-se que esta obra venha ao encontro de estudantes e docentes que buscam um novo olhar sobre as políticas educacionais atuais. |
Abstract: | This Collection presents different themes related to Educational Policy. Researchers from different regions of Brazil and specialists in the area, make a current and necessary discussion about the directions of educational policies, from basic education to higher education, in order to contribute to the expansion of the theoretical framework to be used in the disciplines that discipline in undergraduate and graduate courses. The objective was to ensure that the texts were objective and in-depth: accessible language, but with enough theoretical depth to serve both undergraduate students and serve as a reference for research in educational policies. Composed of 13 chapters, different aspects of education are discussed, such as: the teaching of Educational Policy in Brazil and its importance for teacher training; reflections on education as a right for all to be ensured in an isonomic way; analysis of the State in the context of the capitalist form of sociability to problematize how class struggle antagonistically directs disputes over educational projects; main aspects of education in Brazil at different historical moments; legislation, organization and policies for Secondary Education in Brazil today; higher education legislation, organization and policies with a view to strengthening teacher training; exclusionary practices that marked the socio-historical trajectory of people with disabilities; the concept, characteristics and policies of the distance education modality in Brazil; elements of indigenous school education conquered by the protagonism of indigenous movements after the Federal Constitution of 1988; characteristics of the construction process of the assessment of early childhood education in Brazil; debate on large-scale external evaluation of basic education; Higher Education Assessment Course in Brazil. This work is expected to serve students and teachers who seek a new look at current educational policies. |
Palavras-chave: | Política Educacional Legislação e Organização da Educação Avaliação Educacional Educação Ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8355 |
Data do documento: | 6-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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