Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andreliza Cristina de-
dc.date.accessioned2024-02-06T20:17:09Z-
dc.date.available2024-02-06-
dc.date.issued2024-02-06-
dc.identifier.isbn978-85-7613-650-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8355-
dc.description.abstractThis Collection presents different themes related to Educational Policy. Researchers from different regions of Brazil and specialists in the area, make a current and necessary discussion about the directions of educational policies, from basic education to higher education, in order to contribute to the expansion of the theoretical framework to be used in the disciplines that discipline in undergraduate and graduate courses. The objective was to ensure that the texts were objective and in-depth: accessible language, but with enough theoretical depth to serve both undergraduate students and serve as a reference for research in educational policies. Composed of 13 chapters, different aspects of education are discussed, such as: the teaching of Educational Policy in Brazil and its importance for teacher training; reflections on education as a right for all to be ensured in an isonomic way; analysis of the State in the context of the capitalist form of sociability to problematize how class struggle antagonistically directs disputes over educational projects; main aspects of education in Brazil at different historical moments; legislation, organization and policies for Secondary Education in Brazil today; higher education legislation, organization and policies with a view to strengthening teacher training; exclusionary practices that marked the socio-historical trajectory of people with disabilities; the concept, characteristics and policies of the distance education modality in Brazil; elements of indigenous school education conquered by the protagonism of indigenous movements after the Federal Constitution of 1988; characteristics of the construction process of the assessment of early childhood education in Brazil; debate on large-scale external evaluation of basic education; Higher Education Assessment Course in Brazil. This work is expected to serve students and teachers who seek a new look at current educational policies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educacionais: legislação e desafios contemporâneospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectLegislação e Organização da Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePolíticas educacionais: legislação e desafios contemporâneospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoEsta Coletânea contempla diferentes temáticas relacionadas à Política Educacional brasileira. Pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e especialistas da área, fazem uma discussão atual e necessária sobre os caminhos das políticas educacionais, da educação básica à educação superior, de forma a contribuir para a ampliação do referencial teórico a ser utilizado em disciplinas que tratam do tema em cursos de graduação e pós-graduação. Buscou-se que os textos tivessem um caráter ao mesmo tempo objetivo e aprofundado: linguagem acessível, mas com profundidade teórica suficiente de forma a atender tanto estudantes de graduação quanto servir de referência para pesquisas em políticas educacionais. Contando com 13 capítulos, são discutidos diferentes aspectos da educação, tais como: o ensino da Política Educacional no Brasil e sua importância para a formação de professoras e professores; reflexões sobre a educação como direito de todos a ser assegurada de forma isonômica; análise do Estado no contexto da forma capitalista de sociabilidade a fim de problematizar como a luta de classes direciona antagonisticamente as disputas por projetos educativos; aspectos principais da educação no Brasil em diferentes momentos históricos; legislação, organização e as políticas para o Ensino Médio no Brasil atual; legislação, a organização e as políticas da educação superior com vistas ao fortalecimento da formação de professores; práticas excludentes que marcaram a trajetória sócio-histórica das pessoas com deficiência; o conceito, as características e as políticas da modalidade de educação a distância no Brasil; elementos da educação escolar indígena conquistados pelo protagonismo dos movimentos indígenas após a Constituição Federal de 1988; características do processo de construção da avaliação da educação infantil no Brasil; debate sobre a avaliação externa em larga escala da educação básica; percurso da avaliação da educação superior no Brasil. Espera-se que esta obra venha ao encontro de estudantes e docentes que buscam um novo olhar sobre as políticas educacionais atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLÍTICAS_EDUCACIONAIS.pdf6,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons