Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8350
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A trajetória de Jovens e Adultos não alfabetizados: uma revisão bibliográfica
Autor(es): GABRIELLE DE ANDRADE SOUZA
ERIKA CONTRERAS COUTO
Primeiro orientador: ALEXANDRE COUGO DE COUGO
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os motivos que fizeram com que os jovens e adultos deixassem de estudar quando eram crianças, e por quais motivos eles resolveram procurar a educação de jovens e adultos. A análise foi feita através de pesquisas realizadas pelo portal periódicos da CAPES. Esta pesquisa se vincula com a história de vida das pesquisadoras e desta forma foi construída a seguinte pergunta de pesquisa: Quais os motivos da não alfabetização e os processos de exclusão na vida de jovens e adultos ( público alvo da EJA) no Brasil? Os resultados obtidos na pesquisa mostraram quais foram as causas do abandono escolar, sendo que a maioria demonstra a dificuldade em conciliar o trabalho e o estudo, e que em muitos casos as pessoas procuravam trabalhar para ajudar no sustento dentro de casa.
Abstract: This paper aims to reflect on the reasons why young people and adults stopped studying when they were children, and why they decided to seek education for young people and adults. The analysis was carried out through research carried out through the CAPES periodicals portal. This research is linked to the life history of the researchers and in this way the following research question was constructed: What are the reasons for non-literacy and the processes of exclusion in the lives of young people and adults (EJA's target audience) in Brazil? The results obtained in the research showed the causes of school dropout, with the majority demonstrating the difficulty in reconciling work and study, and that in many cases people sought to work to help support themselves at home.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Motivos para a não escolarização
Analfabetismo
Processos de exclusão
Abandono escolar.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8350
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2012.pdf250,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.