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Tipo: Dissertação
Título: Deficiência e trabalho: redimensionando o singular no contexto universal
Autor(es): Lancillotti, Samira Saad Pulchério
Primeiro orientador: Anache, Alexandra Ayach
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo discutir a profissionalização de pessoas com deficiência auditiva, física, mental, múltipla e visual. Nosso intento foi o de estabelecer uma análise da questão singular no bojo de um contexto mais amplo, universal, na tentativa de apreender sua lógica interna e as contradições presentes na sua consecução. No capítulo 1, tratamos de estabelecer o levantamento e análise do ideário que dá sustentação a este objetivo, através dos artigos publicados sobre a questão, no período compreendido entre 1988 — 1998, em três periódicos da área (Revista Integração, Revista Brasileira de Educação Especial e Temas em Educação Especial). No capítulo 2, procuramos observar a questão em seu aspecto prático. Para tanto, efetuamos um levantamento do mercado de trabalho formal de Mato Grosso do Sul, buscando observar como se encontra o trabalhador com deficiência, e de que forma tem sido utilizada a legislação criada no período, para assegurar seu acesso ao trabalho formal. No capítulo 3, estabelecemos o referencial teórico que dá sustentação às nossas análises, e que permite a compreensão da questão particular, profissionalização da pessoa com deficiência, a partir de uma perspectiva de totalidade, ou seja, entendendo o movimento contraditório da sociedade capitalista atual, em que essa questão tem lugar. No capítulo 4, procuramos analisar e debater, a partir dos referenciais teóricos, a educação desses homens.
The main purpose of this work is the discussion of professionalization of people that have auditive, physical, mental, multiple and visual deficiency. Our intention, was to establish an analysis of this singular question in a wider context, universal, trying to apprehend its inside logical and the contradictions that are present in its consecution. On the first chapter, treated to establish the survey and analysis of the ideas that give holding to this objective, through articles published about the question in the period between 1988-1998, in the periodical of this area (Revista Integração, Revista Brasileira de Educação Especial e Temas em Educação Especial). On the second chapter , searched to observe the question in its pratical aspect. To accomplish this, we did a survey at the formal work market of Southern Mato Grosso looking for observing how is the worker who has deficiency and how has been used the legislation made in the period to secure his access to formal work. On the third chapter, our objective was to establish the theoretical referential that supports to our analyses, and permits the comprehension of the particular question, professionalization of the person with deficiency, from a perspective of totality, that is to say, apprehending the contradictory movement of the present capitalist society, where this question has place. On the fourth chapter, we tried to analyse and to discuss, from these theoretical referential, these men’s education.
Palavras-chave: Educação Especial
Deficiências
Ensino Profissional e Técnico
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/835
Data do documento: 2000
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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