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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8336
Tipo: | Tese |
Título: | ACESSO E PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO CENTRO-OESTE DO BRASIL |
Autor(es): | Andre Luiz Alvarenga de Souza |
Primeiro orientador: | Alexandra Ayach Anache |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a forma como o acesso e a permanência de estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é contemplada nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) de Universidades Federais localizadas na região Centro-Oeste do Brasil. Para isso, foram selecionadas as seguintes instituições: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também foram considerados os dispositivos legais brasileiros relacionados à educação especial e inclusiva na Educação Superior. Os objetivos específicos desta investigação incluem: 1) caracterizar o desenvolvimento de indivíduos com TEA com base em revisões científicas sobre o tema; 2) analisar as políticas de acesso e permanência na Educação Superior, identificando dados relativos a estudantes com TEA nas Universidades Públicas Federais da região Centro-Oeste do Brasil e 3) examinar os documentos das instituições de Educação Superior sobre a política de inclusão para estudantes com TEA, assim como as ações implementadas para garantir o acesso e a permanência desses estudantes. O acesso à educação para pessoas com TEA representa um avanço na história educacional do Brasil, no entanto existem barreiras à aprendizagem e à participação desses estudantes, as quais impactam sua rotina acadêmica nas Universidades Públicas. A metodologia empregada envolveu a utilização da técnica de revisão bibliográfica e análise documental, com foco na análise de políticas e programas que orientam e normatizam a Educação Superior, considerando o materialismo histórico-dialético. Os resultados obtidos permitiram identificar que o acesso de estudantes com deficiência é efetivado por meio da Lei de Cotas e sua permanência é incentivada por programas existentes nas instituições pesquisadas, contribuindo para a conclusão do curso. Percebeu-se também que tanto os dispositivos legais brasileiros quanto os PDIs das Universidades selecionadas apresentam ações específicas para atender os estudantes com TEA. No entanto, existem lacunas que necessitam de revisão e aprimoramento, visando proporcionar condições para que o estudante autista possa concluir seu curso com sucesso. |
Abstract: | This study aims to analyze how access and retention of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) is covered in the Institutional Development Plans (PDIs) of Federal Universities located in the Central-West region of Brazil. For this, the following institutions were selected: University of Brasília (UnB), Federal University of Goiás (UFG), Federal University of Mato Grosso (UFMT) and Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS). Brazilian legal provisions related to special and inclusive education in Higher Education were also considered. The specific objectives of this investigation include: 1) characterizing the development of individuals with ASD based on scientific reviews on the topic; 2) analyze access and retention policies in Higher Education, identifying data relating to students with ASD at Federal Public Universities in the Central-West region of Brazil and 3) examine documents from Higher Education institutions on the inclusion policy for students with ASD TEA, as well as the actions implemented to guarantee access and retention of these students. Access to education for people with ASD represents an advance in Brazil's educational history, however there are barriers to learning and participation for these students, which impact their academic routine at Public Universities. The methodology used involved the use of bibliographic review and document analysis techniques, focusing on the analysis of policies and programs that guide and standardize Higher Education, considering historical-dialectical materialism. The results obtained allowed us to identify that access for students with disabilities is achieved through the Quota Law and their retention is encouraged by existing programs in the researched institutions, contributing to the completion of the course. It was also noticed that both Brazilian legal provisions and the PDIs of the selected Universities present specific actions to assist students with ASD. However, there are gaps that require review and improvement, aiming to provide conditions so that autistic students can complete their course successfully. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8336 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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