Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8268
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Motivação por meio de músicas no ensino do espanhol para os anos iniciais em Corumbá MS |
Autor(es): | ROSEANE PEREIRA HORTA |
Primeiro orientador: | SUZANA VINICIA MANCILLA BARREDA |
Resumo: | Este estudo busca compreender algumas considerações a respeito do ensino do espanhol para os anos iniciais no município de Corumbá MS. O tema está relacionado com o sistema de ensino da Educação Básica e considera a aproximação geográfica com um país hispano falante, a Bolívia. Fator determinante para a observação e reflexão sobre a aprendizagem do espanhol, peculiaridades sociais, culturais e linguísticas presentes na região. O objetivo deste trabalho é destacar a motivação e o afeto no ensino da Língua Espanhola para a Educação do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Para a construção deste artigo utilizou-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e reflexão do estudo de caso na qual descrevo a minha vivência no Estágio Obrigatório de Língua Espanhola I. E experiência de interagir com os alunos foi essencial para o meu aprimoramento como futura docente. Por fim, percebemos que as práticas pedagógicas na qual incluem a ludicidade e o uso de músicas proporcionam aos estudantes percepção sobre outras culturas mediante a aprendizagem da língua espanhola nos anos iniciais. |
Abstract: | Este estudio busca compreender algunas consideraciones respecto a la enseñanza del español para los primeros años en el municipio de Corumbá MS. El tema está relacionado con el sistema educativo de la Educación Básica y considerando el acercamiento geográfico con un país hispano hablante, Bolivia. Factor determinante para la observación y reflexión sobre el aprendizaje del español, peculiaridades sociales, culturales y linguisticas presentes en la región. El objetivo des este trabajo es resaltar la motivación y el afecto en la enseñanza de la Lengua Española para la Educación Primaria de 1º al 5º año. Para la construcción de este artículo se utilizó la investigación cualitativa, bibliográfica, documental y la reflexión del caso de estudio en el que describo mi experiencia en la Práctica Obligatoria deLengua Española. La experiencia de interactuar con los estudiantes fue fundamental para mi mejora como futura docente. Finalmente, nos dimos cuenta de que las prácticas pedagógicas en las que se incluyen el juego y el uso de la música proporcionan a los estudiantes una percepción de otras culturas a través del aprendizaje de la lengua española en los primeros años. |
Palavras-chave: | Fronteira Ensino de Espanhol Anos iniciais Estágio Obrigatório. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8268 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
9650.pdf | 945,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.