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Tipo: Dissertação
Título: Comunicação Pública e Científica para a cidadania: Análise de Conteúdo Categorial do Boletim de Informações IFMS Comunica
Autor(es): Caren Bozzano Nunes
Primeiro orientador: Julio Carlos Bezerra
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar a divulgação científica sob a perspectiva da comunicação pública e da cidadania, tendo como objeto empírico o IFMS Comunica, um boletim de informações do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esta série de 46 vídeos foi veiculada entre 2016 e 2021 no canal do IFMS no YouTube. Para embasar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas contribuições sobre os conceitos de comunicação pública, divulgação científica, cidadania e mídias sociais. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Conteúdo Categorial, uma técnica que permite a criação de inferências e produção de dados sobre determinado conteúdo. Além da análise dos vídeos, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o jornalista responsável pela criação do boletim. Todos os 46 vídeos foram submetidos à pré-análise e exploração do material; posteriormente, foi realizado o tratamento dos resultados e interpretações, sendo que apenas 4 dos 46 vídeos tiveram seus conteúdos interpretados em última instância analítica. Os resultados das análises, por meio de inferências, levaram à conclusão de que o objeto de análise cumpriu seu papel de forma parcial. O IFMS Comunica introduziu inovações jornalísticas e audiovisuais, aproximou-se do público-alvo através de linguagem acessível, didatismo e referências do cotidiano, cultura e mídia. Ainda assim não conseguiu desenvolver ou aprofundar suficientemente a importância da ciência e do estímulo à pesquisa. Entretanto, apresentou um caminho necessário visando a disseminação do conhecimento científico. Por fim, destaca-se a necessidade de maior conscientização por parte das instituições sobre seu papel como fomentadoras da pesquisa e a importância da divulgação científica em seus canais institucionais. Isso é crucial para promover o engajamento de jovens estudantes na ciência.
Abstract: O presente trabalho objetivou investigar a divulgação científica sob a perspectiva da comunicação pública e da cidadania, tendo como objeto empírico o IFMS Comunica, um boletim de informações do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esta série de 46 vídeos foi veiculada entre 2016 e 2021 no canal do IFMS no YouTube. Para embasar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas contribuições sobre os conceitos de comunicação pública, divulgação científica, cidadania e mídias sociais. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Conteúdo Categorial, uma técnica que permite a criação de inferências e produção de dados sobre determinado conteúdo. Além da análise dos vídeos, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o jornalista responsável pela criação do boletim. Todos os 46 vídeos foram submetidos à pré-análise e exploração do material; posteriormente, foi realizado o tratamento dos resultados e interpretações, sendo que apenas 4 dos 46 vídeos tiveram seus conteúdos interpretados em última instância analítica. Os resultados das análises, por meio de inferências, levaram à conclusão de que o objeto de análise cumpriu seu papel de forma parcial. O IFMS Comunica introduziu inovações jornalísticas e audiovisuais, aproximou-se do público-alvo através de linguagem acessível, didatismo e referências do cotidiano, cultura e mídia. Ainda assim não conseguiu desenvolver ou aprofundar suficientemente a importância da ciência e do estímulo à pesquisa. Entretanto, apresentou um caminho necessário visando a disseminação do conhecimento científico. Por fim, destaca-se a necessidade de maior conscientização por parte das instituições sobre seu papel como fomentadoras da pesquisa e a importância da divulgação científica em seus canais institucionais. Isso é crucial para promover o engajamento de jovens estudantes na ciência.
Palavras-chave: Comunicação Pública
Divulgação Científica
Cidadania
Análise de Conteúdo.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8248
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação

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