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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8248
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Caren Bozzano Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-05T20:52:41Z | - |
dc.date.available | 2024-01-05T20:52:41Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8248 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou investigar a divulgação científica sob a perspectiva da comunicação pública e da cidadania, tendo como objeto empírico o IFMS Comunica, um boletim de informações do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esta série de 46 vídeos foi veiculada entre 2016 e 2021 no canal do IFMS no YouTube. Para embasar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas contribuições sobre os conceitos de comunicação pública, divulgação científica, cidadania e mídias sociais. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Conteúdo Categorial, uma técnica que permite a criação de inferências e produção de dados sobre determinado conteúdo. Além da análise dos vídeos, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o jornalista responsável pela criação do boletim. Todos os 46 vídeos foram submetidos à pré-análise e exploração do material; posteriormente, foi realizado o tratamento dos resultados e interpretações, sendo que apenas 4 dos 46 vídeos tiveram seus conteúdos interpretados em última instância analítica. Os resultados das análises, por meio de inferências, levaram à conclusão de que o objeto de análise cumpriu seu papel de forma parcial. O IFMS Comunica introduziu inovações jornalísticas e audiovisuais, aproximou-se do público-alvo através de linguagem acessível, didatismo e referências do cotidiano, cultura e mídia. Ainda assim não conseguiu desenvolver ou aprofundar suficientemente a importância da ciência e do estímulo à pesquisa. Entretanto, apresentou um caminho necessário visando a disseminação do conhecimento científico. Por fim, destaca-se a necessidade de maior conscientização por parte das instituições sobre seu papel como fomentadoras da pesquisa e a importância da divulgação científica em seus canais institucionais. Isso é crucial para promover o engajamento de jovens estudantes na ciência. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Pública | - |
dc.subject | Divulgação Científica | - |
dc.subject | Cidadania | - |
dc.subject | Análise de Conteúdo. | - |
dc.title | Comunicação Pública e Científica para a cidadania: Análise de Conteúdo Categorial do Boletim de Informações IFMS Comunica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Julio Carlos Bezerra | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou investigar a divulgação científica sob a perspectiva da comunicação pública e da cidadania, tendo como objeto empírico o IFMS Comunica, um boletim de informações do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esta série de 46 vídeos foi veiculada entre 2016 e 2021 no canal do IFMS no YouTube. Para embasar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas contribuições sobre os conceitos de comunicação pública, divulgação científica, cidadania e mídias sociais. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Conteúdo Categorial, uma técnica que permite a criação de inferências e produção de dados sobre determinado conteúdo. Além da análise dos vídeos, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o jornalista responsável pela criação do boletim. Todos os 46 vídeos foram submetidos à pré-análise e exploração do material; posteriormente, foi realizado o tratamento dos resultados e interpretações, sendo que apenas 4 dos 46 vídeos tiveram seus conteúdos interpretados em última instância analítica. Os resultados das análises, por meio de inferências, levaram à conclusão de que o objeto de análise cumpriu seu papel de forma parcial. O IFMS Comunica introduziu inovações jornalísticas e audiovisuais, aproximou-se do público-alvo através de linguagem acessível, didatismo e referências do cotidiano, cultura e mídia. Ainda assim não conseguiu desenvolver ou aprofundar suficientemente a importância da ciência e do estímulo à pesquisa. Entretanto, apresentou um caminho necessário visando a disseminação do conhecimento científico. Por fim, destaca-se a necessidade de maior conscientização por parte das instituições sobre seu papel como fomentadoras da pesquisa e a importância da divulgação científica em seus canais institucionais. Isso é crucial para promover o engajamento de jovens estudantes na ciência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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