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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8191
Tipo: | Tese |
Título: | MULHERES, DOCÊNCIA E CIÊNCIA: EPISÓDIOS DA CARREIRA CIENTÍFICA DE PROFESSORAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL |
Autor(es): | Zelia Vieira de Quevedo Bakargi |
Primeiro orientador: | Josiane Peres Goncalves |
Resumo: | A temática mulheres na ciência traz à luz as mulheres atuantes enquanto educadoras e pesquisadoras na academia, em especial na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), viabilizando uma discussão sobre os meandros destas trajetórias, desvelando seu percurso escolar, seu contexto sócio-cultural e suas práticas, visto que se compreende a necessidade de evidenciar as especificidades das trajetórias das mulheres em seu fazer científico. Nossa tese é a de que a estabilidade transmitida pelos responsáveis, em convergência com a valorização e o incentivo das práticas de estudo e atenuação da socialização de gênero feminino, são preponderantes para as mulheres terem êxito na carreira acadêmica e se posicionarem no campo mais assertivamente. Para promover tal discussão, o arcabouço teórico desta pesquisa se utiliza dos conceitos bourdieusianos, especialmente de habitus, conceituado enquanto um sistema único de disposições para a ação, planejado por cada um em relação à posição que ocupa na estrutura social. Para melhor compreensão da universidade enquanto campo, evocamos o conceito de campo científico, uma estrutura em que agentes ocupam posições a partir do acúmulo de capital científico e, para compreender os recursos que possibilitam o avanço no campo utilizou-se o conceito de capital, o qual remete às vantagens culturais, materiais ou sociais que indivíduos ou famílias mobilizam. A falta ou insuficiência deste capital pode submeter o indivíduo à violência simbólica, também um conceito bourdieusiano, visto que, não estando de posse da cultura da classe dominante, sofre marginalização e discriminações. Nosso objetivo é analisar quais aspectos das vivências e práticas das educadoras/cientistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul constituídas nos habitus primário, de gênero e escolar ratificam ou rompem com a igualdade de gêneros pressuposta no campo científico. Para tanto, realizou-se a Revisão Bibliográfica das produções científicas relativas ao tema e a análise das vivências e práticas das agentes no que tange à perspectiva de gênero, objetivando verificar se estas práticas ratificam a exigência de um modelo masculino de carreira. A metodologia utilizada adotou procedimentos da pesquisa qualitativa, cujos instrumentos de investigação direciona-se para o delineamento sócio-histórico-cultural da instituição e para os modos com que se estabeleceram os mecanismos de manutenção deste status quo, o qual visa a desestimular a criação de modos “destoantes” de se produzir ciência, como ocorre com as pesquisas sob o viés de gênero. Para tanto, paralelamente à construção do arcabouço teórico, procedeu-se à realização da Revisão Bibliográfica, e, após aprovação junto ao CEP, efetuamos a realização de 8 (oito) entrevistas, com docentes do sexo feminino, concursadas na UFMS, e vinculadas a um Programa de Pós-graduação. Após a efetivação da pesquisa, com questões relativas à identificação e quanto à vida familiar e escolar/acadêmica, posteriormente tratando de sua compreensão do que significa ser mulher procedeu-se à análise, na qual problematizou as trajetórias e os mecanismos que a universidade tem adotado, ou não, para efetivar a igualdade de gêneros neste campo tão repleto de disputas como o campo científico, personificado pela UFMS. As análises apontam que os capitais necessários para desenvolvimento desta carreira são fomentados pelos familiares/responsáveis, proporcionando condições afetivas, emocionais e empoderamento de gênero, além da infra-estrutura material essencial para sua formação, viabilizando assim a eficácia e a regularidade das práticas necessárias ao desenvolvimento dos capitais cultural e social que as oportunizaram o acesso, o êxito e a permanência no campo científico. |
Abstract: | The theme of women in science brings to light women working as educators and researchers in academia, especially at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), enabling a discussion about the intricacies of these trajectories, revealing their academic career, their socio- culture and its practices, since the need to highlight the specificities of women's trajectories in their scientific work is understood. Our thesis is that the stability transmitted by those responsible, in convergence with the valorization and encouragement of study practices and the attenuation of female gender socialization, are preponderant for women to be successful in their academic careers and position themselves in the field more assertively. To promote such discussion, the theoretical framework of this research uses Bourdieusian concepts, especially habitus, conceptualized as a unique system of dispositions for action, planned by each person in relation to the position they occupy in the social structure. To better understand the university as a field, we evoke the concept of scientific field, a structure in which agents occupy positions based on the accumulation of scientific capital and, to understand the resources that enable advancement in the field, the concept of capital was used, the which refers to the cultural, material or social advantages that individuals or families mobilize. The lack or insufficiency of this capital can subject the individual to symbolic violence, also a Bourdieusian concept, since, not being in possession of the culture of the dominant class, they suffer marginalization and discrimination. Our objective is to analyze which aspects of the experiences and practices of educators/scientists at the Federal University of Mato Grosso do Sul constituted in the primary, gender and school habitus ratify or break with the gender equality presupposed in the scientific field. To this end, a Bibliographical Review of scientific productions related to the topic and an analysis of the agents' experiences and practices regarding the gender perspective were carried out, aiming to verify whether these practices ratify the requirement for a male career model. The methodology used adopted qualitative research procedures, whose research instruments are directed towards the socio-historical-cultural delineation of the institution and the ways in which the mechanisms for maintaining this status quo were established, which aims to discourage the creation of “disparate” ways of producing science, as occurs with research under a gender bias. To this end, in parallel with the construction of the theoretical framework, a Bibliographic Review was carried out, and, after approval by the CEP, we carried out 8 (eight) interviews, with female professors, held at UFMS, and linked to a Postgraduate Program. After carrying out the research, with questions related to identification and family and school/academic life, later dealing with their understanding of what it means to be a woman, the analysis was carried out, in which the trajectories and mechanisms that the university has adopted were problematized. , or not, to achieve gender equality in this field as full of disputes as the scientific field, personified by UFMS. The analyzes indicate that the capital necessary for the development of this career is encouraged by family members/guardians, providing affective and emotional conditions and gender empowerment, in addition to the essential material infrastructure for its training, thus enabling the effectiveness and regularity of the practices necessary for the development of this career. development of cultural and social capital that gave them access, success and permanence in the scientific field. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8191 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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