Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/818
Tipo: Dissertação
Título: Educar para competência e a competência para educar: representações conceituais dos professores do Ensino fundamental
Autor(es): Sobral, Regiane Moreira
Abstract: A preocupação diante da formação de competências, pertinentes ao ofício docente, vem, nos últimos anos, configurando-se como um apelo na esfera educacional, política e social. O objetivo central desta pesquisa é analisar as representações conceituais depreendidas pelos educadores que atuam no Ensino Fundamental, para verificar como a pedagogia das competências adquire concreticidade no interior das escolas e na formação dos professores. Partindo do suporte teórico dos autores que mais se destacam e contribuem para este debate, foram utilizados os pressupostos alinhavados por: Dolz (2004), Perrenoud (2004), Ramos (2002) Rios (2001, 1993), Ropé (1997, 2004), dentre outros. A abordagem metodológica eleita foi a qualitativa, por considerar que este viés valoriza a relação dinâmica entre os sujeitos e pesquisadora, sendo utilizados os seguintes instrumentos para coleta de dados: questionários e entrevistas. Os sujeitos selecionados atuam em três escolas, situadas em diferentes cidades no interior do estado de São Paulo e por meio desse grupo, procurou-se reunir representações do pensar e do agir docente tendo em vista a formação de competências. Embora parcial, porque é representativa de um quantitativo de professores, a análise e interpretação de dados, bem como, a reflexão teórica indica que a lógica das competências desponta como principal fator da organização dos conhecimentos e das ações da atmosfera escolar, oscilando entre a lógica de adaptação ao mundo do trabalho e a formação da autonomia do professor.
The apprehension related to the formation of the competences concerning to the teaching job, have become an appeal not only in the educational, such as in the politics and social sphere. The central objective of this investigation is analyse the conceptual representation deduced by the educators that are working in the Fundamental Teaching, to verify how the pedagogy of the competences has acquired concrecity in the interior of schools and in the formation of educators. Starting from the theorical support of some authors, who are the most remarkable ones and have contributed to this discussion, it was utilized by Dolz (2004), Perrenoud (2004), Ramos (2002), Rios (2001), Ropé (2004) et al. It was elected the qualitative methodological approach in considering that, by this way, the dynamic relationship is appraised between the elements and the researcher. Questionnaires and interviews were utilized to collect the datas. The selected elements are acting in three schools, located in different cities in the countryside of São Paulo State and through this group; representations of the teaching thinking and also acting were grouped in consideration of the formation of the competences. Although it is partial, because it represents a quantitative group of educators, the analyse and the comprehension of datas, such as the theorical reflexion indicates that the logic of the competences appears like the principal factor of the organization of knowledge likewise the actions of schools atmosphere, oscillating between the logics of the adaptation to the world of work and the formation of educators´s autonomy.
Palavras-chave: Formação de Professores
Ensino Fundamental
Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/818
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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