Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUIZA CORDEIRO DE ANDRADE FAUSTINO-
dc.date.accessioned2023-12-14T20:56:02Z-
dc.date.available2023-12-14T20:56:02Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8176-
dc.description.abstractABSTRACT This work aimed to investigate meanings produced by basic education students, in an interview context, about the evaluation processes in mathematics classrooms. The research is qualitative and the main theoretical-methodological framework is the Model of Semantic Fields (MSF). We present some discussions about the evaluation in classrooms, in dialogues with works that focus on students. The main questions in an attempt to read the meanings produced that move us are: How do the students feel the evaluation? How to they handle them? What are the affective, political and pedagogical crossings that happen to these students? Interviews were carried out with students in public schools in the municipality of Aquidauana, Mato Grosso do Sul State, and these were recorded in audio and video. Our analysis were made from students’ speeches regarding to school, mathematics evaluations and the mathematics classes, face-to-face and in remote teaching. We analyzed the drawings they produced during the interviews and their relationship with their ways of handling scholar evaluation in classroom of mathematics classes. Fear, anguish and sadness are emotions present in students’ speeches and drawings. Isolation and few directions for carrying out the activities in remote teaching are also part of the meanings produced by them. Our work produces a political discussion of scholar evaluation in the direction of operating in the affective dimensions of students’ speeches regarding scholar evaluations. Keywords: Scholar Evaluation. Mathematics. Students. Drawings. Affections. Remote Teaching. Model of Semantic Fields.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação Escolar. Matemática. Alunos. Desenhos. Afetos. Ensino remoto. Modelo dos Campos Semânticos.-
dc.titleUMA LEITURA DAS FALAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DE AVALIAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Joao Ricardo Viola dos Santos-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar significados produzidos por alunos da Educação Básica, em um contexto de entrevista, a respeito de processos avaliativos em sala de aula de matemática. A pesquisa é de caráter qualitativo e o principal referencial teórico-metodológico é o Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Apresentamos algumas discussões a respeito da avaliação em sala de aulas, em diálogos com trabalhos que focam os alunos. Os principais questionamentos que nos movem, em tentativas de ler os significados produzidos são: Como os alunos sentem as avaliações? Como eles lidam com elas? Quais os atravessamentos afetivos, políticos, pedagógicos acontecem com esses alunos? Foram realizadas entrevistas com alunos em escolas públicas no munícipio de Aquidauana-MS e estas foram gravadas em áudio e vídeo. Nossa análise foi realizada a partir das falas dos alunos em relação à escola, às avaliações de matemática e às aulas de matemáticas no ensino presencial e ensino remoto. Analisamos os desenhos por eles produzidos durante as entrevistas e suas relações com seus modos de lidar com avaliação escolar em sala de aula de matemática. Medo, angústia e tristeza são afetos presentes nas falas e desenhos dos alunos. Isolamento e poucos direcionamentos para a realização das atividades no Ensino Remoto também fazem parte dos significados produzidos por eles. Nosso trabalho produz uma discussão política da avaliação escolar em uma direção de operar em dimensões afetivas das falas dos alunos a respeito de avaliações escolares. Palavras-chave: Avaliação Escolar. Matemática. Alunos. Desenhos. Afetos. Ensino remoto. Modelo dos Campos Semânticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2023 - dissertacao_LUIZA CORDEIRO DE ANDRADE FAUSTINO - versão final - 13-12-23[1].pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.