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Tipo: Dissertação
Título: O dito e o feito, em Educação ambiental, no Brasil, no início do Século XXI
Autor(es): Moreira, Plínio de Sá
Abstract: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), são constituídos por um conjunto de livros, editados em 1997 (1a. a 4a. série), 1998 (5a. a 8a. série) e 1999 (Ensino Médio), e formam uma coleção de propostas bem formuladas, bem apresentadas e com sólido embasamento teórico. Esta proposta implica na introdução do conceito de Transversalidade na abordagem de temas como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, e também compreende a necessidade de um enfoque multi, inter e transdisciplinar. A Lei N° 9795, de 27/04/1999, “dispõe sobre Educação Ambiental [EA], institui a Política Nacional de Educação Ambiental [PNEA],”. Esta Lei corrobora os PCN quando exige que a EA seja vista sob o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade, fundamentada em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos. Ambos os instrumentos, PCN e PNEA, são complementares, e estão em harmonia com a tendência consensual no movimento ambientalista internacional. Do muito que tem sido dito, pesquisei parte do que tem sido feito. Parti do princípio de que os professores estavam despreparados para tal empreitada, tendo em vista a ausência de programas preparatórios nos cursos de graduação das IES. Se nada lhes foi ensinado de EA, não se pode esperar que tragam para as salas de aula conceitos complexos e intrincados como se exige. A alternativa estaria nos livros. Pesquisei uma amostra dos livros de outro programa oficial, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Confrontando o dito (PCN e PNEA) com o feito (PNLD), nos defrontamos com um abismo. Os livros pesquisados, ignoram as propostas e exigências do dito e alguns têm feito divulgações de conceitos verdadeiramente perniciosos em termos de Educação Ambiental.
The National Curriculum Parameters (PCN), are constituted by a set of books, edited in 1997 (1st to 4th year of elementary school), 1998 (5th to 8th year of secondary school) and 1999 (high school), and consist of a collection of well-formulated proposals, well presented and with solid theoretical basis. This proposal implies in the introduction of the concept of transversality in the approach to some topics, such as, ethics, health, environment, sexual orientation, cultural plurality, labour and consumption, and also include the necessity of multi, inter and transdisciplinarity focus. The Law n° 9795, edited on 04/27/1999, determines the environmental education (EA), “institutes the National Environmental Education Politics (PNEA)”. This law corroborates the PCN when it demands that the EA should be seen under the humanistic, holistic, democratic and participative focus, considering the interdependence among the natural, the socioeconomic and the cultural environments, in the perspective of the inter, multi and transdisciplinarity, based on their multiple and complex connections, involving ecological, psychological, legal, political, social, economic, scientific, cultural and ethical aspects. Both instruments, PCN and PNEA, are complementary, and are in harmony with the consensual tendency towards the international environmental movement. From the much that was said, I researched part of what is being done. I supposed that the teachers were unprepared for such task, taking into account the absence of preparatory programmes in the graduation courses of higher education institutions (IES). Once they have not been taught anything about EA, we cannot expect that they bring any complex and difficult concepts to their classrooms, as it is demanded from them. The alternativo would be in the books. I researched a sample of the books of another official programme, the Didatic Book Nacional Programme (PNLD). If we confront what was said (PCN and PNEA) with what was really done (PNLD), we will find ourselves on the edge of an abyss. The books which were researched ignore the proposals and the demands of what was said, and some have made announcemensts of truly pernicious concepts in terms of Environmental Education (EA).
Palavras-chave: Currículos e Programas
Educação Ambiental
Livro Didático
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/815
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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