Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/813
Tipo: Dissertação
Título: O uso novas tecnologias e software educacional na formação inicial do professor de matemática: uma análise dos cursos de licenciatura em matemática do MS
Autor(es): Brandão, Paulo Cezar Ribeiro
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo pesquisar a formação inicial dos professores de Matemática nos cursos de Licenciatura do estado de Mato Grosso do Sul, analisando como está sendo feita a preparação do futuro professor para o uso das novas tecnologias educacionais, como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Para tanto, fizemos um levantamento da formação de professores no Brasil, bem como da informática educativa, analisando as relações entre teoria e prática e as mudanças ocorridas nos cursos de Licenciatura em Matemática, feitas pelo mercado de trabalho e pelas Leis vigentes implementadas pelo MEC. Em seguida realizamos entrevistas com professores e coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática do estado de Mato Grosso do Sul para levantarmos dados sobre a utilização da informática educativa na formação dos futuros professores. Constatamos que somente uma minoria faz uso regular de algum tipo de software educativo para o ensino de conteúdos específicos de Matemática e que todas as instituições consultadas possuem laboratórios de informáticas, porém nem todos os professores formadores têm acesso a eles, devido à concorrência com os demais cursos ou pela precariedade dos mesmos. Notamos, também que os cursos de Licenciaturas não estão colocando em prática as orientações feitas em seus projetos pedagógicos, com relação ao uso da informática aplicada a Educação Matemática.
The present task aims at researching the first math teachers' background in the degree courses of Estado de Mato Grosso do Sul, analysing how the qualification of the future teacher has been done in relation to the usage of new educational technologies, as a helpful tool in the process of teaching and learning math. For that, we surveyed teachers' background in Brazil, as well as in educational information technology analyzing the relationship between theory and practice and the occurred changes in the Degree Math Courses, done by the job market and by the rules carried out by MEC. Next, we interviewed teachers and coordinators from the degree math courses of Estado do Mato Grosso do Sul, to get some data about the educational information technology usage in the future teachers' background. We could check that only a few teachers make regular use of any kind of educational software for the teaching of specific content of math and that all researched institutions own computer labs, although not all teachers have access to them, due to the other courses or their own unsafely. We could also notice that the degree math courses aren't practicing the guidance done in their pedagogical projects, in relation to the use of computer applied to math education.
Palavras-chave: Educação Matemática
Tecnologia Educacional
Formação de Professores
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/813
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Cezar Ribeiro Brandão.pdf473,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.