Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/812
Tipo: Dissertação
Título: Arte-educação para adolescentes em privação de liberdade: avaliação crítica de uma experiência
Autor(es): Paes, Paulo Cesar Duarte
Abstract: Dezenas de oficinas de arte-educação foram realizadas nos últimos 16 anos, por um grupo de educadores de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, junto a adolescentes em situação de dificuldade social ou em conflito com a lei. Esta prática sistemática necessitava de uma avaliação teórica para subsidiar a sua execução. O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o impacto educacional de duas oficinas de arte-educação para adolescentes que cumprem medida sócio-educativa de internação, por terem cometido atos infracionais graves, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. A oficina de teatro aconteceu no primeiro semestre de 1993, na unidade de internação da Avenida Bandeirantes. Um grupo de aproximadamente 20 alunos participou das oficinas durante cinco meses e montou uma peça que foi apresentada no Teatro Aracy Balabanian e na própria unidade de internação, com ampla repercussão na mídia local. A segunda oficina, de artes plásticas, aconteceu na unidade do Bairro Los Angeles, no segundo semestre de 1994. Aproximadamente 20 adolescentes participaram das oficinas e expuseram seus trabalhos, no Centro Cultural José Octávio Guizzo e na próprio unidade, com ampla cobertura da mídia local. As experiências são avaliadas criticamente, com base numa concepção sócio-cultural, pressupondo a condição de adolescente em conflito com a lei como fruto de uma construção histórica e não como uma prática individual. A função da arte na educação destes adolescentes, nesta perspectiva, é a de integrar o aluno que participa das oficinas à comunidade, proporcionando a sua socialização. Essa pesquisa pretende identificar quais as contribuições da arte-educação no processo sócio-educativo de adolescentes que se encontram em privação de liberdade por terem entrado em conflito com a lei.
Tens of education art workshops were accomplished last sixteen years, by a group of educators in Campo Grande, south of Mato Grosso, next to teenagers in a difficult social position or in law conflicts. This systematics practice needed a theorical evaluation to assure the execution. The present work has like purpose to offer a reflection about the educational impact of two education art workshops for teenagers that accomplish educative social mesure of internation, because of they commited serious infraction acts, according to foresces the children and adolescents statute. The theatre workshop happened on the first semester in 1993, in unit of internation on Bandeirantes Avenue. A group about twenty students participated during five months and staged a play that was represented in Aracy Balabanian theatre and in the unit of internation, with large repercusion in the local media. The second, plastic art workshop, happened in the unit on Los Angeles district on the second semester in 1994. About twenty adolescents participated of workshops and showed their works, in José Octávio Guizzo Cultural Center and in the own unit, with large cover by the local media. The experiences are critically evaluated based on a conception cultural social taking for granted the adolescent’s condition in law conflicts like a result of historical building and not like an individual practice. The function of the art on these adolescent’s education, in this prospect, is to join the student that participates from workshops to community, providing his socialization. This research intends identify which are the contributions of education art in educative social process of adolescents that are in freedom private because of they had law conflicts.
Palavras-chave: Educação Artística
Artes
Adolescente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/812
Data do documento: 1999
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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