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Tipo: Dissertação
Título: A resenha crítica no processo de ensino de língua materna
Autor(es): Aracy Henrique de Souza
Primeiro orientador: Silvelena Cosmo Dias
Resumo: SOUZA, Aracy Henrique. A resenha crítica no processo de ensino de língua materna. Três Lagoas: Câmpus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2023. (Dissertação de Mestrado) Esta pesquisa parte de minha prática pedagógica como professora, na qual tenho sido instigada por questionamentos. Sentindo-me insatisfeita com a rotina tradicional da sala de aula, procurei aperfeiçoar-me, vislumbrando que meus alunos pudessem compreender e ressignificar seu papel em busca de um sistema educacional mais voltado às suas necessidades individuais e às demandas da sociedade contemporânea. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar e discutir uma sequência de atividades didáticas, que foi desenvolvida com os alunos do 8º ano, nas aulas de língua portuguesa, a partir da leitura do livro Eu sou Malala, de Malala Yousafzai e Patricia McCormick (2018), a fim de aprimorar a leitura e a escrita desses estudantes. A partir da conjectura de que ao invés de nos preocuparmos com o “como vamos ensinar e o que ensinar”, devemos refletir: “para que ensinamos o que ensinamos? (GERALDI, 2012, p. 40), formulamos a hipótese de que, por meio da leitura, do contato com o gênero resenha crítica e do desenvolvimento de uma sequência de atividades sobre esse gênero, os alunos poderão desenvolver o seu senso crítico, ampliar seu repertório e apropriar-se da escrita. Dessa forma, para o desenvolvimento deste trabalho, pautamo-nos nas seguintes perguntas de pesquisa: o ato de ler e escrever, seguindo uma sequência de atividades, favorece o aperfeiçoamento das habilidades de escrita dos alunos? É possível que, ao ler diversas resenhas, o aluno do 8º ano possa desenvolver habilidades de argumentação e mostrar marcas de autoria? A escrita e reescrita colaborativas das resenhas, por meio de intervenções da professora-pesquisadora, poderão contribuir para o desenvolvimento de um repertório mais amplo dos alunos? Esta pesquisa está sustentada no arcabouço teórico-metodológico de autores e pesquisadores da Linguística Aplicada, que defendem a importância do estudo do gênero textual, no processo de reescrita textual, do letramento crítico e do uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, buscamos discutir a partir dos teóricos como Kleiman (1998, 2007, 2013 e 2019), Moita Lopes (1996, 2018), Geraldi (2012), Possenti (2012) e Coracini (2003, 2010), para abordar as contribuições da LA como campo de pesquisa independente, mas que dialoga com outras áreas, com o objetivo de valorizar a identidade e relações sociais. Consideramos a abordagem de Rojo (2012), no que tange às noções de letramento, tecnologia digital e blog, a fim de enfatizar o papel da tecnologia como ferramenta didática. Por fim, ponderamos os estudos de Marcuschi (2008), para destacar a importância de ensinar a partir do gênero. Para a constituição do corpus, os alunos foram submetidos a diversas situações didático-pedagógicas, envolvendo a leitura e produção de textos. Isso inclui a leitura do livro Eu sou Malala, seguida da exploração por meio de resenhas, realização da produção em todas as aulas, correção entre pares, autoavaliação e reescrita. Esta dissertação encontra-se dividida em três capítulos. O primeiro traz os conceitos da Linguística Aplicada (LA) e suas contribuições para o ensino e aprendizagem. No segundo capítulo, apresentamos a metodologia aplicada em sala de aula para alcançarmos os objetivos. O terceiro capítulo compreende a análise das produções dos alunos. Assim, com o resultado de pesquisa, foi possível verificar que a maioria dos alunos, após a intervenção da professora, apresentaram avanços significativos e que o processo de busca de aprimoramento educacional deve ser constante e contínuo. PALAVRAS-CHAVE: leitura; produção de texto; resenha crítica; letramento; tecnologia.
Abstract: SOUZA, Aracy Henrique. A critical review of the mother tongue teaching process. Três Lagoas: Três Lagoas Campus, Federal University of Mato Grosso do Sul, 2023. (Master’s Dissertation) This research is part of my pedagogical practice as a teacher, in which I have been instigated by some questions. Feeling myself dissatisfied with the traditional classroom routine, I tried to improve my skills, hoping that my students could understand and re-signify their role in search of an educational system more focused on their individual needs and in the demands of contemporary society. Therefore, the objective of this work is to analyze and discuss a sequence of teaching activities, which was developed with 8th grade students, in Portuguese language classes, based on reading the book Eu sou Malala, by Malala Yousafzai and Patricia McCormick (2018), in order to improve these students’ reading and writing. Based on the conjecture that instead of worrying about how we are going to teach and what to teach, we should reflect: “why do we teach what we teach? (GERALDI, 2012, p. 40), we formulate the hypothesis that, through reading, contact with the critical review genre and the development of a sequence of activities, students will be able to develop their critical sense, expand their repertoire and take ownership of writing. Therefore, to develop this work, we were guided by the following research questions: does the act of reading and writing, following a sequence of activities, favor the improvement of students' writing skills? Is it possible that, by reading several reviews, 8th grade students can develop argumentation skills and show marks of authorship? Can the collaborative writing and rewriting of reviews, through interventions by the teacher-researcher, contribute to the development of a broader repertoire of students? This research is supported by the theoretical-methodological framework of authors and researchers in Applied Linguistics, who defend the importance of studying textual genre, in the process of textual rewriting, critical literacy and the use of digital technologies in the teaching and learning process. To do this, we seek to discuss from theorists such as Kleiman (1998, 2007, 2013 and 2019), Moita Lopes (1996, 2018), Geraldi (2012), Possenti (2012) and Coracini (2003, 2010), to address the contributions of LA as an independent field of research, but which dialogues with other areas, with the aim of valuing identity and social relations. We consider Rojo's (2012) approach, regarding the notions of literacy, digital technology and blog, in order to emphasize the role of technology as a teaching tool. Finally, we consider the studies by Marcuschi (2008) to highlight the importance of teaching based on gender. To create the corpus, students were subjected to various didactic-pedagogical situations, involving reading and producing texts. This includes reading the book I am Malala, followed by exploration through reviews, production in all classes, peer correction, self-assessment and rewriting. This dissertation is divided into three chapters. The first brings the concepts of Applied Linguistics (LA) and their contributions to teaching and learning. In the second chapter, we present the methodology applied in the classroom to achieve the objectives. The third chapter comprises the analysis of student productions. Thus, with the research results, it was possible to verify that the majority of students, after the teacher's intervention, showed significant progress and that the process of seeking educational improvement must be constant and continuous. KEYWORDS: reading; text production; critical review; literacy; technology.
Palavras-chave: Língua materna
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8020
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

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