Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7999
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO ENSINAR & APRENDER
Autor(es): FRANCISCA GALDINO PIO
Primeiro orientador: FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA
Resumo: O presente artigo tem como objetivo entender os conceitos sobre alfabetização e letramento, destacando a importância no processo de ensinar e aprender do aluno, principalmente aqueles que têm dificuldades de aprendizagem e compreensão, e com isso ocorre o grande desafio na educação, entender o porquê do aluno ter essa dificuldade na aprendizagem, e também na questão das famílias estarem presentes na vida escolar do aluno e como isso afeta na aprendizagem e em seu futuro. Utilizamos fontes bibliográficas e pesquisa empírica, além da técnica de entrevista. Acredita-se por meio deste estudo, que com resultados satisfatórios na alfabetização e letramento é possível amenizar a evasão escolar, e alfabetizar na idade certa, incentiva o professor a buscar novas metodologias na sala de aula, para incentivar o aluno ter interesse nos estudos e buscar meios para a família ser mais presente na vida escolar do educando.
Abstract: This article aims to understand the concepts of literacy and literacy, highlighting the importance of the student's teaching and learning process, especially those who have learning and comprehension difficulties, and with this occurs the great challenge in education, to understand why the student has this difficulty in learning, and also in the issue of families being present in the student's school life and how this affects learning and their future. We used bibliographic sources and empirical research, in addition to the interview technique. It is believed through this study that with satisfactory results in literacy and literacy it is possible to mitigate school dropout, and literacy at the right age, encourages the teacher to seek new methodologies in the classroom, to encourage the student to be interested in studies and seek ways for the family to be more present in the student's school life.
Palavras-chave: Letramento
Alfabetização
Desafios
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7999
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9739.pdf256,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.