Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRANCISCA GALDINO PIO-
dc.date.accessioned2023-12-06T20:00:08Z-
dc.date.available2023-12-06T20:00:08Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7999-
dc.description.abstractThis article aims to understand the concepts of literacy and literacy, highlighting the importance of the student's teaching and learning process, especially those who have learning and comprehension difficulties, and with this occurs the great challenge in education, to understand why the student has this difficulty in learning, and also in the issue of families being present in the student's school life and how this affects learning and their future. We used bibliographic sources and empirical research, in addition to the interview technique. It is believed through this study that with satisfactory results in literacy and literacy it is possible to mitigate school dropout, and literacy at the right age, encourages the teacher to seek new methodologies in the classroom, to encourage the student to be interested in studies and seek ways for the family to be more present in the student's school life.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento-
dc.subjectAlfabetização-
dc.subjectDesafios-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleDESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PROCESSO ENSINAR & APRENDERpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FRANCHYS MARIZETHE NASCIMENTO SANTANA-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo entender os conceitos sobre alfabetização e letramento, destacando a importância no processo de ensinar e aprender do aluno, principalmente aqueles que têm dificuldades de aprendizagem e compreensão, e com isso ocorre o grande desafio na educação, entender o porquê do aluno ter essa dificuldade na aprendizagem, e também na questão das famílias estarem presentes na vida escolar do aluno e como isso afeta na aprendizagem e em seu futuro. Utilizamos fontes bibliográficas e pesquisa empírica, além da técnica de entrevista. Acredita-se por meio deste estudo, que com resultados satisfatórios na alfabetização e letramento é possível amenizar a evasão escolar, e alfabetizar na idade certa, incentiva o professor a buscar novas metodologias na sala de aula, para incentivar o aluno ter interesse nos estudos e buscar meios para a família ser mais presente na vida escolar do educando.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
9739.pdf256,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.