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Tipo: Dissertação
Título: Música na cultura escolar: as práticas musicais no contexto da Educação artística
Autor(es): Campos, Nilceia da Silveira Protásio
Abstract: A Lei nº 5.692 / 71 trouxe uma nova problemática para o ensino da música na escola, ao inserir a Educação Artística no currículo. Ao mesmo tempo em que representou uma esperança para o ensino das artes, a integração das linguagens – artes plásticas, artes cênicas e educação musical – se apresentou como uma proposta confusa e ineficiente. Nesse contexto, torna-se necessário analisar as práticas musicais escolares, partindo do pressuposto de que a escola é produtora de cultura – cultura expressa em normas, práticas e comportamentos que adquirem um sentido próprio na instituição escolar. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo identificar os conteúdos e as práticas ligadas à música, analisando o sentido dessas práticas como parte da cultura escolar no contexto da Educação Artística (1971-1996). A Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande / MS serviu de lócus, onde foram coletados dados importantes para a análise. Apesar da educação musical não ter sido privilegiada em sala de aula, constatou-se a predominância de atividades musicais extraclasse, caracterizadas pela formação de grupos – como o Coral e a Fanfarra. Os Festivais de Música, marcantes na década de 1980, revelaram-se como “reprodução” do espetáculo vivido fora da escola – aspecto considerado importante e motivo de reflexão no final deste trabalho. Nesse sentido, pode-se inferir que, enquanto a competição é força propulsora dos Festivais, a seleção marca o Coral e a Fanfarra resultando em um efeito comum: a exclusão. Essa realidade evoca novas reflexões, impulsionando ações nesse campo, pois compete à escola proporcionar uma educação musical significativa e estendida a todos.
The Law #5,692/71 brought new problems for music education in the school, when inserting the Artistic Education in the curriculum. At the same time where it represented a hope for the education of the arts, the integration of the languages - plastic arts, scenic arts and musical education - was presented as a proposal confused and inefficient. In this context, one becomes necessary to analyse the musical practices at school, starting from the standpoint that the school produces culture - culture expressed in norms, practices and the behaviours that acquire a precise meaning in the school's institution context. In this way, the objective of this research is to identify the contents and musical practices at the school, analysing the direction of these practices as part of the musical culture at school in the context of the Artistic Education (1971-1996). The State School Maria Constança Barros Machado, in Campo Grande/MS served as a place of research, where important data had been collected for the analysis. Despite the musical education not having been privileged in classroom, it was evidenced predominance of musical activities extraclassroom, characterised for the formation of groups - as the Chorale and the Fanfarra. The Music Festivals, evidenced in the1980's decade, had shown as "reproduction" of the spectacle lived outside the school - is considered an important aspect and reason of reflection at the end of this work. In this sense, it can be inferred that, while the competition is propeller force of the Festivals, the election marks the Chorale and the Fanfarra resulting in a common effect: the exclusion. This reality evokes new reflections, stimulating action in this field, therefore it competes to the school providing a musical significant education and extended to all.
Palavras-chave: Educação Artística
Currículos e Programas
Cultura Escolar
Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/798
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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