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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS CANTIGAS E AS PARLENDAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Autor(es): LAIANE NOGUEIRA BOMFIM MALAQUIAS
Primeiro orientador: MARIA ANGELICA CARDOSO
Resumo: O presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem.
Abstract: O presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7945
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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