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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7945
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | LAIANE NOGUEIRA BOMFIM MALAQUIAS | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T22:54:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T22:54:43Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7945 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | AS CANTIGAS E AS PARLENDAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MARIA ANGELICA CARDOSO | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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