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    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7945Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma | 
|---|---|---|
| dc.creator | LAIANE NOGUEIRA BOMFIM MALAQUIAS | - | 
| dc.date.accessioned | 2023-12-05T22:54:43Z | - | 
| dc.date.available | 2023-12-05T22:54:43Z | - | 
| dc.date.issued | 2023 | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7945 | - | 
| dc.description.abstract | O presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem. | - | 
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR | 
| dc.title | AS CANTIGAS E AS PARLENDAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | MARIA ANGELICA CARDOSO | - | 
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem. | pt_BR | 
| dc.publisher.country | null | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) | |
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| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 9309.pdf | 782,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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