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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLAIANE NOGUEIRA BOMFIM MALAQUIAS-
dc.date.accessioned2023-12-05T22:54:43Z-
dc.date.available2023-12-05T22:54:43Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7945-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAS CANTIGAS E AS PARLENDAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MARIA ANGELICA CARDOSO-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto as cantigas e as parlendas no processo de alfabetização e letramento. Trazendo como objetivo verificar como as cantigas e as parlendas podem mediar o processo de alfabetização e letramento foram realizadas análise de dois livros didáticos de Língua Portuguesa, bem como do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (REME)/Campo Grande, MS e realizados levantamento bibliográfico utilizando, principalmente, as obras de Souza (2010), Cardoso e Alves (no prelo), Alves (2019) e Soares (2020). O interesse pelo tema surgiu após observações ocorridas nas salas de aulas nos períodos de estágio e atuação como auxiliar de sala na Educação Infantil. Ali presenciei o interesse das crianças pelas cantigas utilizadas diariamente pelas professoras. Daí surgiu a questão: como essas práticas culturais podem influenciar no processo de alfabetização e letramento? Finalizando, podemos dizer que as cantigas e as parlendas são fundamentais para que o processo de alfabetização e letramento flua com facilidade, tornando a aprendizagem mais agradável. Palavras-chave: Literatura Infantil; Alfabetização; Letramento. Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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