Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7877
Tipo: Livro
Título: Ensaios históricos da educação de surdos
Autor(es): Lima, Carlos Roberto de Oliveira
Resumo: Acreditamos que aventurar-se na história da educação de surdos exige mais que a simples repetição de uma narrativa hegemônica. Considerando e entendendo a história como uma diegese inventada e inventiva, propomos pensar e escrever a partir da experiência, e não das verdades já consolidadas. Dessa forma, o corpo textual catalogado engloba ensaios convidados para uma abordagem outra do passado, daquele já distante, mas, também, daquele não-tão-distante-assim passado da história da educação de surdos. Buscamos pensar em formas dissemelhantes de narrar o passado, entendendo que, às vezes a linguagem obedece, mas, às vezes não e, desobedecer, é uma arte que possibilita a existência da filosofia, do amor e do próprio mundo. Estamos, aqui, desobedecendo e, produzindo a existência possível de novas perspectivas. Não pretendemos estabelecer novas regras e normas para tal tipo de pesquisa, mas, de modo jocoso e zombeteiro, problematizar algumas questões que, geralmente, atravessam os procedimentos em torno dessas pesquisas documentais. Por isso, nossa escolha em ensaiar a história com uma liberdade desregrada, descomedida (que a ABNT nos perdoe), mas esperamos e desejamos que a leitura desse pacote de ensaios provoque sorrisos debochados sobre o que temos feito – e podemos fazer sobre o passado.
Abstract: We believe that venturing into the history of deaf education requires more than the simple repetition of a hegemonic narrative. Considering and understanding history as an invented and inventive diegesis, we propose to think and write starting from the experience, and not from established truths. In this way, the textual body cataloged includes guest essays for a different approach to the past, the already distant, but also the not-so-distant past of the history of deaf education. We seek to think of different ways of narrating the past, understanding that sometimes language obeys, but sometimes it does not, and disobeying is an art that enables the existence of philosophy, love and the world itself. We are, here, disobeying and producing the possible existence of new perspectives. We do not intend to establish new rules and norms for this type of research, but, in a joking and mocking way, to problematize some questions that, generally, cross the procedures around these documental researches. Therefore, our choice to rehearse history with an unbridled, freedom (may ABNT forgive us), but we hope and wish that reading this package of essays provokes mocking smiles about what we have done – and can do about the past.
Palavras-chave: História da Educação de Surdos
Ensaios Históricos
Educação de Surdos
Surdez
Língua de sinais
Tradução
ELiS (Escrita da Língua de Sinas)
Língua Brasileira de Sinais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7877
Data do documento: 5-Dez-2023
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSAIOS_HISTÓRICOS_DA_EDUCAÇÃO_DE_SURDOS_.pdf5,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons