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Tipo: Dissertação
Título: A presença da psicologia nos parâmetros curriculares nacionais : uma análise através do recorte de produções científicas
Autor(es): Nantes, Maria Sylvia Padial
Abstract: O objetivo deste trabalho foi analisar as idéias psicológicas implícitas ou explícitas presentes no documento Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), através de um estudo de produções científicas, com o propósito de entender a composição do programa PCN), buscando evidenciar a relevância dos princípios e métodos da proposta educacional, caracterizando as contribuições da Psicologia e suas implicações no fazer pedagógico. Inicialmente, foi analisado o volume introdutório dos PCNs, identificando a manifestação do conhecimento psicológico. Em seguida, foram selecionadas 08 (oito) produções, sendo, 02 (duas) dissertações, (01) um capítulo de livro, 03 (três) artigos em periódicos e 02 (dois) trabalhos em Anais de Eventos, produções elencadas por serem trabalhos de investigações que já tinham evidenciado críticas à Psicologia no documento. As idéias psicológicas retratadas no documento expressam as tendências Psicogenéticas de Jean Piaget e a Histórico- Cultural de Vygotsky, estudadas para subsidiar a análise do documento à luz das produções científicas, análises realizadas sobre os PCNs e que foram objeto desta investigação. O recorte feito da análise de produções acerca do PCNs, evidenciou os seguintes aspectos: a reprodução de uma ideologia neoliberal, pouca articulação com as outras ciências, não houve participação significativa de profissionais com experiência na área de currículo das séries iniciais e não houve interlocução mínima com especialistas e grupos significativos da área da Educação e está caracterizado pela influência do construtivismo que incorpora expressões e conceitos de diversas correntes psicológicas educacionais, adotando um padrão de uma grande síntese com destaque à Psicologia divulgando e interpretando tendências atuais do pensamento educacional. Finalmente, o estudo sinalizou que é preciso repensar as discussões da Psicologia e Educação com o objetivo de superar o viés psicologizante que ainda está presente nos programas de política da Educação e também na prática pedagógica de professores.
The objective of this work was to analyze implicit the psychological ideas or explicit gifts in the document Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), through a study of scientific productions, with the intention to understand program PCN, searching to evidence the relevance of the principles and methods of the proposal educational, characterizing the contributions of psychology and its implications in pedagogical making. Initially we analyze the introductory volume of the PCN, identifying the manifestation of the psychological knowledge. After that, 08 (eight) productions had been selected, being these, 02 (two) dissertações, (01) a book chapter, 03 (three) periodic articles in and 02 (two) works in Annals of Events, elencadas productions because they are inquiry works that already had evidenced critical to Psychology in the document in inquiry. The portraied psychological ideas in the document express the Psicogenética trends de Jean Piaget and Description-Cultural de Vygotsky, studied to subsidize the analysis of the document to the light of the cientificas productions analyses carried through on the PCN and that they had been object of our inquiry. The clipping that we made of the analysis of productions concerning the PCN had evidenced the following aspects: the reproduction of a neoliberal ideology, little joint with other sciences, did not have a significant participation of professionals with experience in the area of resume of the initial series and it did not have a minimum interlocution with specialist and significant groups of the area of the Education and is characterized by the influence of the construtivismo that incorporates expressions and concepts of diverse educational psychological chains adopting a standard of a great synthesis with prominence to psychology divulging and interpreting current trends of the educational thought. Finally the study it signaled that she is necessary to rethink the quarrels of Psychology and Education with the objective to surpass the psicologizante bias that still is gifts in the programs of politics of the practical Education and also in the pedagogical one of our professors.
Palavras-chave: Psicologia Educacional
Currículos e Programas
Educação Infantil
Projeto Educacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/787
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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