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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7825
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede municipal de Campo Grande - MS: o ensino de língua portuguesa e a leitura literária |
Autor(es): | IZABELA DELGADO DA COSTA |
Primeiro orientador: | MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA |
Resumo: | Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa qualitativa e documental sobre a organização pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais do ensino fundamental no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa e da leitura literária de uma escola municipal de Campo Grande - MS. O estudo foi realizado durante a disciplina de Prática Científica na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2023, tendo por objetivos conhecer e analisar a organização pedagógica da EJA, o ensino de língua portuguesa e a leitura literária no projeto político-pedagógico da referida escola e referencial curricular da Rede Municipal de Ensino. Os referenciais teóricos que amparam a pesquisa estão nos estudos de Freire (1987;1968,1997; 2003), Gadotti (2002), Sá-Silva; Almeida; Guindani (2009), Sant Ana, Lemos (2018), Paulino (2005). Como resultado deste estudo, podemos mostrar a importância da leitura literária no mundo da EJA como elemento responsável pela formação crítica, profissional e humana havendo também a necessidade de encontrar continuamente novos usos para metodologias adequadas aos alunos. |
Abstract: | Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa qualitativa e documental sobre a organização pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais do ensino fundamental no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa e da leitura literária de uma escola municipal de Campo Grande - MS. O estudo foi realizado durante a disciplina de Prática Científica na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2023, tendo por objetivos conhecer e analisar a organização pedagógica da EJA, o ensino de língua portuguesa e a leitura literária no projeto político-pedagógico da referida escola e referencial curricular da Rede Municipal de Ensino. Os referenciais teóricos que amparam a pesquisa estão nos estudos de Freire (1987;1968,1997; 2003), Gadotti (2002), Sá-Silva; Almeida; Guindani (2009), Sant Ana, Lemos (2018), Paulino (2005). Como resultado deste estudo, podemos mostrar a importância da leitura literária no mundo da EJA como elemento responsável pela formação crítica, profissional e humana havendo também a necessidade de encontrar continuamente novos usos para metodologias adequadas aos alunos. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos projeto político pedagógico Língua Portuguesa leitura literária. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7825 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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