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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede municipal de Campo Grande - MS: o ensino de língua portuguesa e a leitura literária
Autor(es): IZABELA DELGADO DA COSTA
Primeiro orientador: MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA
Resumo: Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa qualitativa e documental sobre a organização pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais do ensino fundamental no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa e da leitura literária de uma escola municipal de Campo Grande - MS. O estudo foi realizado durante a disciplina de Prática Científica na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2023, tendo por objetivos conhecer e analisar a organização pedagógica da EJA, o ensino de língua portuguesa e a leitura literária no projeto político-pedagógico da referida escola e referencial curricular da Rede Municipal de Ensino. Os referenciais teóricos que amparam a pesquisa estão nos estudos de Freire (1987;1968,1997; 2003), Gadotti (2002), Sá-Silva; Almeida; Guindani (2009), Sant Ana, Lemos (2018), Paulino (2005). Como resultado deste estudo, podemos mostrar a importância da leitura literária no mundo da EJA como elemento responsável pela formação crítica, profissional e humana havendo também a necessidade de encontrar continuamente novos usos para metodologias adequadas aos alunos.
Abstract: Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa qualitativa e documental sobre a organização pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais do ensino fundamental no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa e da leitura literária de uma escola municipal de Campo Grande - MS. O estudo foi realizado durante a disciplina de Prática Científica na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2023, tendo por objetivos conhecer e analisar a organização pedagógica da EJA, o ensino de língua portuguesa e a leitura literária no projeto político-pedagógico da referida escola e referencial curricular da Rede Municipal de Ensino. Os referenciais teóricos que amparam a pesquisa estão nos estudos de Freire (1987;1968,1997; 2003), Gadotti (2002), Sá-Silva; Almeida; Guindani (2009), Sant Ana, Lemos (2018), Paulino (2005). Como resultado deste estudo, podemos mostrar a importância da leitura literária no mundo da EJA como elemento responsável pela formação crítica, profissional e humana havendo também a necessidade de encontrar continuamente novos usos para metodologias adequadas aos alunos.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
projeto político pedagógico
Língua Portuguesa
leitura literária.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7825
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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