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Tipo: Dissertação
Título: A Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001) : uma proposta de gestão democrática
Autor(es): Aranda, Maria Alice de Miranda
Abstract: O estudo em foco tem como eixo temático a gestão da educação e como tempo histórico a década de 1990. Seu objeto de análise é a Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999-2001), um dos projetos constitutivos de um projeto educacional maior denominado Escola Guaicuru: Vivendo uma Nova Lição, formulado e apresentado aos educadores e comunidades escolares como uma proposta de gestão democrática, pautado na democracia participativa e colocado como um exercício possível para a superação de práticas arraigadas ao longo da história da educação do estado. Apresenta como objetivo: Apreender a concepção de gestão democrática e de democracia presentes na Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 – 2001) e como se configurou a articulação entre ambas (gestão e democracia). A proposição metodológica concretizou-se a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Teve como ponto de partida a construção do objeto, conhecendo-o, identificando-o, bem como apreendendo os modos como foi produzido no seio dessa sociedade, focando o olhar para o conceito de gestão democrática, para a concepção de democracia que lhe dá sustentação ou a gestão democrática e sua articulação com a democracia. Buscou-se fazer o caminho do empírico ao concreto pensado, chegando a algumas abstrações científicas que não negam o conceito de gestão democrática presente na Constituinte Escolar, porém, a concepção de democracia participativa, de caráter popular, que seria a sua sustentação, não encontrou alicerce nesse momento histórico. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição e multiplicar experiência como essa, entendida como alternativa possível para, em processo, viabilizar a democracia participativa, em graus mais elevados de possibilidades.
The study in focus has as thematic axle the management of the education and as historical moment the decade of 1990. Its object of analysis is the School Constituent of the State Net of Education of Mato Grosso do Sul (1999-2001), one of the constituent projects of a bigger educational project called Guaicuru School: Living a New Lesson, formulated and presented the educators and pertaining to school communities as a proposal of democratic management, methodical participative democracy and placed as a possible exercise for the overcoming of practical rooted to the long one of the history of the education of the state. It presents as objective: To apprehend the conception of democratic management and democracy gifts in the School Constituent of the State Net of Education of Mato Grosso do Sul (1999 - 2001) and as if configured the joint between both (management and democracy). The methodological proposal was materialize from bibliographical research, documentary and of field. The construction of the object had as starting point, knowing it, identifying it, well as apprehending the ways as it was produced in the bosom of this society, focaling the look for the concept of democratic management, for the conception of democracy that gives to sustentation or the democratic management and its joint to it with the democracy. One searched to make the way of the empiricist to the thought concrete, arriving at some scientific abstractions that do not deny the concept of democratic management present in School Constituent, however, the conception of participative democracy, of popular character, that it would be its sustentation, it did not find foundation at this historical moment. Considering the rightness and the mistakes with the democracy, the school Constituent is a proposal of democratic management. The suggestion is to go beyond the proposal and multiplying experience as this, understood as alternative possible for, in process, to make possible the participative democracy in a stronger direction, in raised degrees more of possibilities.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Administração da Educação
Planejamento Educacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/781
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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