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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7783
Tipo: | Dissertação |
Título: | ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO E-BOOK “UMA PROPOSTA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE AVOGADRO POR MEIO DA ELETRÓLISE DA ÁGUA” |
Autor(es): | José Alberto Melão dos Santos |
Primeiro orientador: | Onofre Salgado Siqueira |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida refere-se à elaboração, desenvolvimento e avaliação de um material didático (produto educacional) destinado para o ensino médio na disciplina de Química visando a determinação do valor numérico da constante de Avogadro empregando o processo de eletrólise com enlace no conteúdo de eletroquímica, abrangendo os conceitos básicos de eletricidade, quantidade de matéria e estado de oxidação. A proposta corresponde a um e-book onde apresenta um roteiro experimental para determinação do valor numérico da constante de Avogadro, juntamente com uma série de sugestões de artigos, páginas da web, experimentos auxiliares que destaca pontos importantes dos conteúdos em eletroquímica (células galvânicas e eletrolíticas), estado de oxidação e noções de eletricidade. Este e-book alinha-se aos princípios da aprendizagem significativa na visão de Ausubel e Novak sendo destinado a auxiliar os educadores (professores) que atuam na disciplina de Química, independentemente de sua formação acadêmica, atendendo também aos estudantes, pois além de apresentar o roteiro experimental conta-se com passo a passo para seu desenvolvimento. Como parte integrante da pesquisa qualitativa de caráter aplicado, o e-book foi avaliado por meio do instrumento avaliativo, este constituído de questões abertas que proporciona maior liberdade aos avaliadores. A avaliação ocorreu a partir dos apontamentos feitos pelos professores da rede estadual de educação de Mato Grosso do Sul que atuam na disciplina de Química, nossos consultores Ah doc, quanto à possível utilização do e-book como material didático. Os dados obtidos foram analisados através da análise de conteúdo seguindo as orientações Gil (2002), utilizando a priori a categorização “aspectos positivos”, “aspectos negativos” e “sugestões”. Com esta avaliação foi evidenciado que o produto apresenta potencial de material didático tanto pelo professor quanto pelo estudante, sendo destacado pelos consultadores como pontos positivos a linguagem simples e clara; a sugestão de vários conteúdos e como trabalhá-los, a inclusão e sugestão de vários recursos tecnológicos; os mapas conceituais, dentre outros. Mas carecendo de ajustes para a versão final. Espera-se que este e-book possa contribuir como recurso pedagógico ao educador de forma a facilitar a aprendizagem do estudante nos conteúdos de eletroquímica, eletricidade e quantidade de matéria, evidenciando também as diversas aplicações da eletroquímica no cotidiano, motivando a reflexão sobre a aprendizagem significativa e as atividades experimentais em sala de aula como uma abordagem viável na prática de ensino. |
Abstract: | The research carried out refers to the elaboration, development, and evaluation of a teaching material (educational product) intended for secondary education in the discipline of Chemistry, aiming to determine the numerical value of Avogadro's constant using the electrolysis process linked to the content of electrochemistry, covering the basic concepts of electricity, quantity of matter and oxidation state. The proposal corresponds to an e-book which presents an experimental script for determining the numerical value of Avogadro's constant, together with a series of suggestions for articles, web pages, auxiliary experiments that highlights important points of the content in electrochemistry (galvanic cells and electrolytics), oxidation state and notions of electricity. This e-book aligns with the principles of meaningful learning in the view of Ausubel and Novak and is intended to help educators (teachers) who work in the discipline of Chemistry, regardless of their academic background, also serving students, as in addition to presenting The experimental script includes a step-by-step guide for its development. As an integral part of qualitative research of an applied nature, the e-book was evaluated using the evaluation instrument, which consists of open questions that provide greater freedom to evaluators. The evaluation took place based on notes made by teachers from the state education network of Mato Grosso do Sul who work in the Chemistry discipline, our Ah doc consultants, regarding the possible use of the e-book as teaching material. The data obtained was analyzed through content analysis following Gil (2002) guidelines, using the a priori categorization “positive aspects”, “negative aspects” and “suggestions”. This evaluation showed that the product has potential as teaching material for both teachers and students, with the consultants highlighting simple and clear language as positive points; the suggestion of various contents and how to work with them, the inclusion and suggestion of various technological resources; conceptual maps, among others. But lacking adjustments for the final version. It is hoped that this e-book can contribute as a pedagogical resource to educators to facilitate student learning in the contents of electrochemistry, electricity and quantity of matter, also highlighting the various applications of electrochemistry in everyday life, motivating reflection on learning meaningful and experimental activities in the classroom as a viable approach in teaching practice. |
Palavras-chave: | Ensino de Química experimentação óxidação-redução |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7783 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
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