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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7779
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ATENDIMENTO ESCOLAR PARA CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | GABRIELA GOMES PEREIRA MIGUEL |
Primeiro orientador: | MILENE BARTOLOMEI SILVA |
Resumo: | Compreender as práticas pedagógicas voltadas para crianças em tratamento oncológico no ambiente escolar regular, enfocando a importância da inclusão e do direito à educação. A proposta pedagógica integra as classes hospitalares das redes municipal ou estadual de ensino, que funciona em parceria com unidades hospitalares. O presente estudo é baseado em revisão bibliográfica qualitativa, visando a compreender as políticas públicas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes hospitalizados, promovendo a continuidade do ensino durante a permanência no ambiente hospitalar e escolar. O atendimento pedagógico deve ocorrer tanto no hospital quanto na escola, adaptando-se às necessidades individuais e promovendo a socialização, o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e adolescentes. A reintegração escolar após o tratamento é muito importante para retomar a rotina e reconstruir a autoestima para garantir uma transição eficaz e positiva para as crianças em recuperação. Ainda sustenta-se que o processo de escolarização impacta positivamente a vida das crianças que frequentam o ambiente hospitalar, resultando em processos de reinserção em suas escolas de origem. |
Abstract: | Understanding pedagogical practices focused on children undergoing oncological treatment in regular school environments, emphasizing the importance of inclusion and the right to education. The pedagogical proposal integrates hospital classes from municipal or state education networks, operating in partnership with hospital units. This study is based on qualitative bibliographic review, aiming to comprehend public policies related to the rights of hospitalized children and adolescents, promoting the continuity of education during their stay in both hospital and school settings. Pedagogical support should occur in both the hospital and the school, adapting to individual needs and fostering socialization, as well as the cognitive and emotional development of children and adolescents. School reintegration after treatment is crucial to resume a routine and rebuild self-esteem, ensuring an effective and positive transition for recovering children. It is also argued that the process of schooling positively impacts the lives of children attending hospital environments, resulting in successful reintegration processes into their original schools. |
Palavras-chave: | Classe hospitalar Práticas pedagógicas Câncer infantil |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7779 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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