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dc.creatorGABRIELA GOMES PEREIRA MIGUEL-
dc.date.accessioned2023-12-04T18:44:31Z-
dc.date.available2023-12-04T18:44:31Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7779-
dc.description.abstractUnderstanding pedagogical practices focused on children undergoing oncological treatment in regular school environments, emphasizing the importance of inclusion and the right to education. The pedagogical proposal integrates hospital classes from municipal or state education networks, operating in partnership with hospital units. This study is based on qualitative bibliographic review, aiming to comprehend public policies related to the rights of hospitalized children and adolescents, promoting the continuity of education during their stay in both hospital and school settings. Pedagogical support should occur in both the hospital and the school, adapting to individual needs and fostering socialization, as well as the cognitive and emotional development of children and adolescents. School reintegration after treatment is crucial to resume a routine and rebuild self-esteem, ensuring an effective and positive transition for recovering children. It is also argued that the process of schooling positively impacts the lives of children attending hospital environments, resulting in successful reintegration processes into their original schools.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectClasse hospitalar-
dc.subjectPráticas pedagógicas-
dc.subjectCâncer infantil-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleATENDIMENTO ESCOLAR PARA CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MILENE BARTOLOMEI SILVA-
dc.description.resumoCompreender as práticas pedagógicas voltadas para crianças em tratamento oncológico no ambiente escolar regular, enfocando a importância da inclusão e do direito à educação. A proposta pedagógica integra as classes hospitalares das redes municipal ou estadual de ensino, que funciona em parceria com unidades hospitalares. O presente estudo é baseado em revisão bibliográfica qualitativa, visando a compreender as políticas públicas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes hospitalizados, promovendo a continuidade do ensino durante a permanência no ambiente hospitalar e escolar. O atendimento pedagógico deve ocorrer tanto no hospital quanto na escola, adaptando-se às necessidades individuais e promovendo a socialização, o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e adolescentes. A reintegração escolar após o tratamento é muito importante para retomar a rotina e reconstruir a autoestima para garantir uma transição eficaz e positiva para as crianças em recuperação. Ainda sustenta-se que o processo de escolarização impacta positivamente a vida das crianças que frequentam o ambiente hospitalar, resultando em processos de reinserção em suas escolas de origem.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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