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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7719
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relação entre pós-graduação stricto sensu e a qualidade da graduação: uma análise nas aprovações no exame de suficiência |
Autor(es): | Ferreira, Ana Caroline |
Primeiro orientador: | Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci |
Resumo: | Refletindo sobre a importância de avaliar a qualidade do ensino no Brasil, este estudo teve como propósito identificar as diferenças na taxa de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) entre Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem pós-graduação stricto sensu e aquelas que não possuem programas de pós-graduação. O método adotado foi descritivo, incluindo a coleta de dados documental e a aplicação de técnicas quantitativas. Para atingir o objetivo da pesquisa, foram analisados os dados provenientes da planilha intitulada "Resultado Estatístico por Instituição de Ensino Superior", disponível no site oficial do Conselho Federal de Contabilidade, referente aos anos de 2019 a 2022.1 por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney. A análise revela que as IES com Programas de Pós-Graduação (PPG) apresentaram taxas de aprovação superiores em comparação com as IES sem PPG ao longo do período investigado. Tal fator pode significar que programas de mestrado e doutorado nas IES aumentam a qualidade na formação dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis, seja pela própria estruturação que um PPG demanda (professores mais titulados, melhor estrutura e grau de maturidade da instituição, dentre outros), tendo como consequência um efeito multiplicador na graduação, seja pela articulação da pesquisa com o ensino. |
Abstract: | Reflecting on the importance of assessing the quality of education in Brazil, this study aimed to identify differences in the approval rate in the Sufficiency Exam of the Federal Accounting Council (CFC) between Higher Education Institutions (HEIs) that offer stricto sensu postgraduate programs and those that do not have postgraduate programs. The adopted method was descriptive, including the collection of documentary data and the application of quantitative techniques. To achieve the research objective, data from the spreadsheet titled "Statistical Result by Higher Education Institution," available on the official website of the Federal Accounting Council, for the years 2019 to 2022.1 were analyzed using the non-parametric Mann-Whitney test. The analysis reveals that HEIs with Postgraduate Programs (PPG) had higher approval rates compared to HEIs without PPG over the investigated period. This factor may indicate that master's and doctoral programs in HEIs enhance the quality of undergraduate education in Accounting, either through the structuring demands of a PPG (more qualified professors, better infrastructure, and institutional maturity, among others), resulting in a multiplier effect on undergraduate education, or through the integration of research with teaching. |
Palavras-chave: | Instituições de Ensino Superior Programas de Pós-Graduação Desempenho Discente |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7719 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN) ESAN - TCCs - Ciências Contábeis - Bacharelado |
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