Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Ana Caroline-
dc.date.accessioned2023-12-04T13:11:23Z-
dc.date.available2023-12-04T13:11:23Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7719-
dc.description.abstractReflecting on the importance of assessing the quality of education in Brazil, this study aimed to identify differences in the approval rate in the Sufficiency Exam of the Federal Accounting Council (CFC) between Higher Education Institutions (HEIs) that offer stricto sensu postgraduate programs and those that do not have postgraduate programs. The adopted method was descriptive, including the collection of documentary data and the application of quantitative techniques. To achieve the research objective, data from the spreadsheet titled "Statistical Result by Higher Education Institution," available on the official website of the Federal Accounting Council, for the years 2019 to 2022.1 were analyzed using the non-parametric Mann-Whitney test. The analysis reveals that HEIs with Postgraduate Programs (PPG) had higher approval rates compared to HEIs without PPG over the investigated period. This factor may indicate that master's and doctoral programs in HEIs enhance the quality of undergraduate education in Accounting, either through the structuring demands of a PPG (more qualified professors, better infrastructure, and institutional maturity, among others), resulting in a multiplier effect on undergraduate education, or through the integration of research with teaching.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superior-
dc.subjectProgramas de Pós-Graduação-
dc.subjectDesempenho Discente-
dc.titleA relação entre pós-graduação stricto sensu e a qualidade da graduação: uma análise nas aprovações no exame de suficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci-
dc.description.resumoRefletindo sobre a importância de avaliar a qualidade do ensino no Brasil, este estudo teve como propósito identificar as diferenças na taxa de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) entre Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem pós-graduação stricto sensu e aquelas que não possuem programas de pós-graduação. O método adotado foi descritivo, incluindo a coleta de dados documental e a aplicação de técnicas quantitativas. Para atingir o objetivo da pesquisa, foram analisados os dados provenientes da planilha intitulada "Resultado Estatístico por Instituição de Ensino Superior", disponível no site oficial do Conselho Federal de Contabilidade, referente aos anos de 2019 a 2022.1 por meio do teste não-paramétrico de Mann-Whitney. A análise revela que as IES com Programas de Pós-Graduação (PPG) apresentaram taxas de aprovação superiores em comparação com as IES sem PPG ao longo do período investigado. Tal fator pode significar que programas de mestrado e doutorado nas IES aumentam a qualidade na formação dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis, seja pela própria estruturação que um PPG demanda (professores mais titulados, melhor estrutura e grau de maturidade da instituição, dentre outros), tendo como consequência um efeito multiplicador na graduação, seja pela articulação da pesquisa com o ensino.pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Bacharelado (ESAN)
ESAN - TCCs - Ciências Contábeis - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6039.pdf423,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.